sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O golpe (quase) perfeito


Reviravolta - Joesley (acima) e Wesley Batista, donos da JBS, presos:
 lucros com delação (Wagner Pires/AE e Leonardo Benassatto/Reuters)

Na noite de sexta-feira 8, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão que o empresário e delator Joesley Batista mais temia: determinou a prisão temporária do executivo por haver indícios de que ele omitiu crimes em seu acordo de colaboração e de que utilizou a ajuda do ex-procurador Marcello Miller para decidir o que seria revelado às autoridades. Horas depois da ordem de prisão, o procurador-geral Rodrigo Janot se reuniu secretamente com o advogado da JBS Pierpaolo Bottini em uma distribuidora de bebidas em Brasília. O encontro de Janot e Bottini foi justificado pelo advogado como um “encontro fortuito”, apesar de os dois estarem em uma mesa escondida atrás da câmara fria, na parte dos fundos da distribuidora, reservado ao depósito, em meio a várias caixas de cerveja e bujões de gás.


Fora da agenda: Janot e o “encontro fortuito” com o advogado da JBS num bar de Brasília: a mesa, antes escondida entre caixas de cerveja, desapareceu (O Antagonista/Reprodução)


O que nem Janot nem Bottini admitiram acabou descoberto por VEJA: momentos antes, o procurador-geral havia pedido aos funcionários que providenciassem a mesa no local mais escondido do estabelecimento para uma conversa sem testemunhas. Joesley Batista ainda não sabia, mas investigações da Polícia Federal haviam descoberto o que ele e seu irmão Wesley tentavam esconder a todo custo.

Reportagem completa na revista Veja desta semana.

Um comentário:

AHT disse...

Joesley, corrupto confesso. Não vale meio centavo. Enquanto ele "mexia" com os poderosos do Poder propinando e ganhando fabulosas fortunas, então se sentia à vontade para "mexer". Agora, pescado pela própria língua e dando tiros que acabaram saindo pela culatra, se sente injustiçado e vítima só porque "mexeu" com os poderosos do Poder?
Cadeia ainda é pouco para ele, o irmão dele e todos aqueles que se mancomunaram com ele.