terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Rede Sustentabilidade fará novo pedido de registro ao TSE até março


Ao lado de Miro Teixeira e Jefferson Moura, Marina Silva recebe as assinaturas para a criação de seu novo partido (Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo)

A ex-senadora Marina Silva afirmou nesta segunda-feira, em evento do Rede Sustentabilidade no Rio, que, até a segunda quinzena de março, o partido vai entrar com um novo pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda quer recolher mais 100 mil assinaturas, com o objetivo validar ao menos 42 mil.

A sigla tentou se oficializar ainda em 2013, mas os ministros da Corte negaram a solicitação por conta do número insuficiente de assinaturas validadas. Agora, o partido precisa de mais 32 mil para chegar às quase 500 mil necessárias para conseguir o registro.

Marina Silva reclamou que o Rede Sustentabilidade não terá direito a tempo de TV e a fundo partidário, o que não aconteceria se tivesse sido aprovado o registro em 2013. Isso porque a presidente Dilma Rousseff sancionou naquele ano uma lei que inibe a criação de novos partidos. Com ela, o fundo partidário e o tempo de TV só estarão disponíveis às novas agremiações depois que elas participarem da primeira eleição.

O Globo

2 comentários:

Brasilino Neto disse...

O pior é saber que nada dos empenhos que estes senhores fazem e vão fazer para a criação de novos partidos é para a proteção e interesse de seu povo, mas simplesmente de seus particulares, posto que em nossa política, como diz o humorista, o povo é um simples detalhe. E vamos continuar a ser enquanto nos mantermos omissos, isto mesmo, omissos, descuidados e desinteressados.

Brasilino Neto disse...

Faço uma correção no texto acima, para que se leia "mantivermos" ao contrário de "mantermos", na última frase.