Petista Odair Cunha |
No primeiro dia de trabalho da CPI mista do Cachoeira, o relator petista Odair Cunha apresentou um plano de trabalho revelador da estratégia governista na comissão. No lugar de interrogar os personagens principais do esquema montado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira, a começar pelo próprio, Cunha priorizou depoimentos de integrantes da Polícia Federal e do Ministério Público que trabalharam nas investigações.
Na delicada rede de relações governamentais de Cachoeira, Cunha optou por investigar apenas os contratos da Delta no “Centro-Oeste”, tirando do foco da CPI a fatia nacional dos contratos da empreiteira de Fernando Cavendish e instalando a crise apenas no governo tucano de Marconi Perillo em Goiás.
Ao tomar essas decisões, o relator cumpriu dois serviços: colocou delegados e agentes do Ministério Público no foco da comissão, para tirar a temperatura do que pode vir pela frente na CPI, e ainda deu tempo para que governadores enrolados como Sérgio Cabral e Agnelo Queiroz pavimentem uma versão sólida a apresentar em uma distante convocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário