sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vale do Paraíba

Metalúrgicos da Embraer aprovam reajuste de 9,5%

Assembleia em que metalúrgicos da embraer aprovaram reajusteOs trabalhadores da Embraer aprovaram nesta quinta-feira, em assembleia, a proposta de 2,42% de aumento real mais inflação, o que deve totalizar um reajuste em torno de 9,5%. Também foi aprovada a mudança da data-base de novembro para setembro.

A proposta de reajuste para os trabalhadores do setor aeronáutico foi apresentada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na última terça-feira, ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.


De acordo com a categoria, o índice foi um grande avanço em relação ao início das negociações, quando a patronal insistia em aplicar apenas 1% de aumento acima da inflação. Ao final, os metalúrgicos do setor aeronáutico conquistaram o mesmo aumento real obtido no restante da categoria.

A proposta foi aprovada por trabalhadores do primeiro e do segundo turno da Embraer. A partir de amanhã, a votação será feita pelos metalúrgicos das outras fábricas do setor aeronáutico que ainda não fecharam acordo.

Em todas as fábricas do setor, os trabalhadores já haviam entrado em estado de greve para pressionar a Fiesp, que representa o grupo patronal nas negociações, a atender às reivindicações da categoria.


Querendo evitar erros, projeto do VLS é retomado com teste, em São José 

Credito: Reprodução / Rede VanguardaO projeto do VLS (Veículo Lançador de Satélites) passou por um importante teste nesta quinta-feira (4), na presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim. A experiência foi feita em uma base de São José dos Campos e foi considerada um sucesso para o futuro do programa espacial brasileiro.

Ao redor de uma represa as atenções se voltaram para a plataforma de testes. A contagem regressiva avisou a todos, mas ainda assim o som da explosão gerou um grande impacto. Foram pouco mais de 30 segundos para o consumo de sete toneladas de combustível.

É essa força que promete lançar o primeiro foguete com tecnologia nacional. A experiência foi na Base Coronel Abner e contou com a presença do Ministro da Defesa Celso Amorim. “Significa uma plena retomada no nosso programa espacial, programa de lançador. O Brasil que é um país grande, um país que está presente em todos os foros internacionais, não pode deixar de ter também esse avanço”, disse o ministro.


Unitau estuda exoneração de médico que foi condenado pelo caso Kalume

Caso Kalume - médico Mariano FioreA Unitau (Universidade de Taubaté) anunciou que esta analisando a possibilidade de afastamento do médico Mariano Fiore do quadro de professores da instituição. Fiore foi condenado no dia 20 de outubro a 17 anos e 6 meses de prisão pela morte de quatro pacientes.

Fiore e os médicos Pedro Henrique Torrecillas e Rui Noronha Sacramento, que também receberam a mesma condenação durante o júri popular, foram julgados por integrar esquema de retirada ilegal de órgãos de pacientes ainda vivos como se estivessem mortos. O caso foi denunciado em 1986 pelo também médico Roosevelt de Sá Kalume.

Durante os 25 anos aguardando o julgamento, entre inquérito policial e processo judicial, o neurocirurgião continuou lecionando na Unitau. Atualmente ele leciona em dois departamentos da instituição, medicina e direito.

Nenhum comentário: