segunda-feira, 2 de maio de 2016

Crise política faz PT perder 6 dos 10 prefeitos eleitos na região em 2012


Crise faz PT perder mais da metade dos prefeitos eleitos na região (Foto: Arte G1)
Partido dos Trabalhadores elegeu 10 prefeitos no Vale nas eleições
 municipais de 2012; apenas quatro seguem na legenda (Foto: Arte G1)
Do G1 Vale do Paraíba e Região

Mais da metade dos prefeitos eleitos em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na região deixaram a legenda. No período de um ano, desde o início da crise, seis dos dez nomes eleitos pela sigla deixaram o PT e migraram para outros partidos. O movimento segue uma tendência nacional com o desgaste provocado pela crise política no Planalto. Segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo, 1 em cada 5 prefeitos deixaram o partido no país.

Dos dez prefeitos eleitos, quatro se mantiveram na legenda no Vale e região bragantina. Os remanescentes lideram cidades chaves para a sigla na região, como o prefeito de São José, Carlinhos Almeida; de Jacareí, Hamilton Mota; de Ubatuba, Maurício Moromizato e de Bragança Paulista, Fernão Dias.

O levantamento feito pelo G1 considerou os prefeitos que deixaram o partido nos últimos 12 meses. Com o desgaste da legenda durante as investigações da Operação Lava Jato - inclusive com as suspeitas de envolvimento do ex-presidente Lula - e da possibilidade de impeachment da presidente Dilma, o movimento de desfiliação teve um 'boom'.

Em 2012, o PT havia garantido uma fatia de 21% dos prefeitos eleitos nas 46 cidades da região.Cachoeira Paulista, Nazaré Paulista, Piquete, Roseira, Santa Branca e Santo Antonio do Pinhal não ultrapassam 35 mil habitantes cada, mas foram elas que ampliaram a participação da legenda na região.

Nenhum comentário: