quarta-feira, 18 de maio de 2016

José Dirceu é condenado a 23 anos de prisão na Lava Jato


O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, durante audiência que ouve os presos da operação Lava Jato na CPI da Petrobras, no prédio da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (31)

Esta é a primeira sentença proferida contra ele no âmbito da Lava Jato; ele é acusado de cinco atos de corrupção passiva e oito de lavagem de dinheiro

Veja.com

O juiz Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba, condenou nesta quarta-feira o ex-ministro José Dirceu a 23 anos de prisão. Esta é a primeira sentença proferida contra o petista, que já foi condenado no mensalão, no âmbito da Lava Jato. Dirceu é acusado por cinco atos de corrupção passiva e oito de lavagem de dinheiro. A ação penal se refere ao inquérito da 17ª fase da Operação, chamada de Pixuleco.

Segundo a sentença, Dirceu recebeu cerca de 15 milhões de reais em propina de empreiteiras envolvidas no petrolão, em especial da Engevix. Moro chama ainda a atenção para a suspeita de que o petista embolsou os recursos ilícitos até novembro de 2013, época em que ele já havia sido condenado no mensalão por corrupção.

"O mais perturbador, porém, em relação a José Dirceu de Oliveira e Silva consiste no fato de que praticou o crime inclusive enquanto estava sendo julgado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470", escreveu o juiz.

Nenhum comentário: