Não chega a ser uma novidade aos brasileiros, mas agora é comprovada em pesquisa feita pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) de Rodovias 2013, divulgada nesta sexta-feira (1º). A má conservação das rodovias brasileiras é responsável por um gasto anual adicional de combustível de R$ 1,39 bilhão. De que adianta bater recordes atrás de recordes de produtividade, investir em uma agricultura de ponta, produzir mais em uma mesma área, enfim, a eficiência dos produtores brasileiros é empatada pela ineficiência do Brasil. Além de colocar a vida dos brasileiros em risco, emperra o país.
A pesquisa foi feita durante 30 dias em 96 mil quilômetros de estradas pelo país, e apontou que 63,8% das rodovias avaliadas apresentam alguma deficiência no pavimento, sinalização ou geometria. Segundo os dados, o acréscimo médio do custo operacional de transporte devido às más condições do pavimento das rodovias brasileiras é de 25%. No Norte, onde estão as piores pistas do país, esse percentual chega a 39%.
“Se o pavimento de todas as rodovias tivesse classificação ‘boa’ ou ‘ótima’, em 2013, seria possível uma economia de até 5% no consumo de combustível, o que representa 661 milhões de litros de óleo diesel (R$ 1,39 bilhão) e uma redução da emissão de 1,77 megatonelada de gás carbônico principal gás do efeito estufa”, informou a pesquisa.
Ainda segundo a pesquisa, “rodovias deficientes aumentam o custo de manutenção dos veículos, além do consumo de combustível, lubrificantes, pneus e freios.”
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