terça-feira, 13 de agosto de 2013

SP obtém na Justiça acesso parcial aos dados do Cade sobre o cartel delatado pela Siemens


Comandado pelo tucano Geraldo Alckmin, o governo de São Paulo obteve na Justiça Federal uma vitória parcial na briga que trava com o Cade. Terá acesso a parte dos dados sobre o cartel de trens e metrô delatado pela alemã Siemens. O Estado poderá apalpar o relatório do Conselho Administrativo de Defesa Econômica que motivou a autorização judicial para que a PF apreendesse documentos nas sedes de empresas que supostamente fraudaram licitações. O material apreedido, porém, permanecerá sob sigilo.

Em visita ao interior de São Paulo, Alckmin contou a novidade aos repórteres. Não fez menção, porém, às limitações da decisão. “Sempre entendemos que nem seria necessário entrar na Justiça porque o Estado de São Paulo é o maior interessando na investigação e será o governo do Estado que entrará na Justiça, caso seja confirmado o cartel, para exigir a indenização dos prejuízos ocasionados”, disse, reiterando a versão segundo a qual o governo paulista é “vítima”.

Sobre o “trensalão”, apelido que o presidente do PT, Rui Falcão, deu ao escândalo, Alckmin declarou: “Eles querem misturar coisas totalmente distintas; querem confundir a opinião pública. Uma coisa é corrupção, crime comprovado, entre político para agente público; outra coisa é setor privado fazer conluio para prejudicar o Estado.”

Nenhum comentário: