sábado, 31 de agosto de 2013

O ATO E O FATO


ESTE PAÍS TEM JEITO!

Brasilino Neto
Sem dúvida o Brasil passa por momentos que merecem reflexões, dados os desencontros nas áreas econômica, segurança, onde a defesa dos direitos humanos tem olhar vesgo, a saúde, com a contratação de médicos estrangeiros, com quebra de regras centenárias que regem o assunto, educação capenga, deputado preso com pena superior a 10 anos e não perde o mandato, o que nos fazem crer que continuaremos a ser, por muito tempo “o país do futuro”.

Porém por fatos que deparamos no dia a dia que nos impõem avaliar esta crença, que temos meios e pessoas que podem mudar o rumo do país.

Referenciamos a fatos que dão sustentação a esta mensagem: O primeiro quando participamos de trabalhos do Capítulo 488 da Ordem DeMolay em Caçapava, coordenado por um grupo de pessoa ligado à Maçonaria Caçapavense, formado por 25 jovens com idades que mediam 12 e 21 anos, onde cultuam o respeito ao próximo, à Pátria e à Sociedade.

Chama a atenção que antes do início dos trabalhos, em posição de respeito e a mão direita sobre o peito cantam os Hinos à Bandeira e Nacional, e após realizam seus trabalhos ritualísticos, destacando a importância da Escola, dos Livros Escolares, dos Pais em suas formações, e traçam planos de ajuda ao próximo, especialmente aos idosos e às crianças, com coletas de gêneros alimentícios para a distribuição em comunidades por eles mesmos escolhidas, de agasalhos e brinquedos para distribuições no período frio e natalino. 

Ver os trabalhos dos jovens DeMolays do Capítulo de Caçapava faz com que creiamos que este país tem jeito sim.

O segundo fato é ter conhecimento da atitude do Diplomata Eduardo Sabóia, da missão diplomática do Brasil na Bolívia, que ao ver a inação, ou melhor, a omissão dos poderes (des) constituídos do Brasil em cumprir o que lhe era devido em completar o asilo político concedido ao Senador boliviano Roger Molina, que a 452 dias estava confinado em uma sala da embaixada, sem possibilidade de contato com a família, amigos, médico de sua confiança e banho de sol.

Em viagem de carro com duração de 22 horas, mesmo sabendo das implicações que poderia ter em sua carreira e a familiares, afirmou o Diplomata que: “Tomei a decisão desta operação, pois havia risco iminente à vida e à dignidade do asilado. Por haver uma violação constante de direitos humanos porque não havia uma negociação em curso para a saída do senador da embaixada. Havia um problema de depressão. Ele começou a falar em suicídio. Eu me sentia como se eu tivesse um DOI-CODI ao lado da minha sala de trabalho. É um confinamento prolongado sem o verdadeiro empenho para solucionar. Que a situação do Senador boliviano era "ruim", que pedi para deixar o posto. Que não [iria] compactuar com uma situação [como essa] que atenta à dignidade e também à honra do meu país".

O Diplomata Eduardo Sabóia representa realmente a consciência da nação brasileira e não a quinquilharia que hoje está no poder. Teve ele a hombridade e coragem que o estado brasileiro não teve de enfrentar o governo boliviano, que se negava a emitir o salvo-conduto para o senador, mesmo ante o asilo já concedido pelo Brasil, para que dali saísse em segurança. Pessoas como o Diplomata Eduardo Sabóia enche de orgulho o povo brasileiro, o que o governo do Brasil não faz quando se submete às humilhações que a Bolívia lhe impõe, como já impôs no episódio da invasão e tomada da refinaria da Petrobras.

Estas duas situações das atuações do DeMolays de Caçapava e a do Diplomata Eduardo Sabóia nos fazem crer que ainda é possível ver que este país, mesmo a despeito dos injuriosos atos de seus governos, ainda tem jeito.

=================================================== 
Um destaque: Vimos esta semana uma garota de 12 anos, que por ter sujado os pés em uma vala de esgoto permanente próximo à sua escola, que por isto ali chegou atrasada, que chorava por não ter carteira para se sentar. Quem chega primeiro senta, quem se atrasa fica em pé ou se senta no chão para assistir às aulas. Este é o mesmo país que desvia bilhões e bilhões de reais em corrupção, que constrói estádios suntuosos e pensa ainda em implantar o trem-bala”.
===================================================

4 comentários:

Paulo L. disse...

Brasa parabéns. abraços

Ana Lúcia Mendes disse...

A educação, ninguém duvida, é o único meio para se alterar o destino de um povo. O Brasil precisa entender isto.

Luís Fernando disse...

Como faço para participar de uma reunião dos Demolays ? Vou escrever em seu e mail pedindo informações a você. Posso ?

Brasilino Neto disse...

Luis Fernando estou à ordens tanto por e mail, telefone ou pessoalmente. abraços