Minutos antes da fazer a conferência de abertura da Flip, hoje à noite, em Paraty, sobre o homenageado Gilberto Freyre, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso alfinetou a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, afirmando que ela "não fala".
FHC apareceu para uma conversa com jornalistas dizendo que não responderia a perguntas de política.
Mas, questionado se a visão sobre política econômica do presidenciável José Serra (PSDB) estaria à esquerda da de Dilma, respondeu: "A esquerda não está em jogo nisso, são visões técnicas. E eu não sei o que a Dilma pensa, porque ela não fala. Então não posso comparar uma que não diz nada com outro que diz".
O líder tucano rejeitou a ideia de que Serra, se eleito, faria uma maior intervenção sobre a condução da política cambial.
"O Serra não tem essa visão que se atribui a ele. O que ele diz é uma coisa que todos praticam, que o governo atual está praticando. O câmbio é livre, mas de vez em quando o Banco Central interfere, compra. Mas por pressão política, aí, sim, o Serra não concordaria --e nem eu."
Instado a projetar de que lado político estaria Gilberto Freyre hoje, FHC foi de novo irônico com os adversários petistas e disse que o sociólogo pernambucano de certo modo antecipou o tom mais moderado exibido hoje pelos governistas.
"Hoje acho que Gilberto Freyre ficaria feliz em dizer... Ele, que foi tão criticado por todos nós porque falava de uma matriz de conciliação no Brasil. Hoje, quando você vê... não quero entrar em política atual [risos], mas você vê como se comportam os que foram há bem pouco tempo muito radicais. E, está vendo: o que prevaleceu foi o entendimento."
Integrante do grupo de sociólogos da USP que durante anos se opôs à Freyre, inclusive por questões ideológicas, FHC definiu a orientação política do sociólogo.
"Era um conservador, na visão que tinha da sociedade, da vida política. Um democrata-conservador. E todos os democratas-conservadores, quando percebem um risco de a esquerda subir, ficam mais reacionários. Isso era Gilberto Freyre."
Nenhum comentário:
Postar um comentário