domingo, 29 de agosto de 2010

Coreia do Norte liberta americano após pedido de ex-presidente Carter

Homem havia sido condenado a oito anos de trabalhos forçados após entrar ilegalmente no país


PYONGYANG - O americano Aijalon Mahli Gomes, de 31 anos, foi libertado nesta sexta-feira, 27, pela Coreia do Norte após a intermediação do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, que passou dois dias no país.

Gomes havia sido condenado a oito anos de trabalhos forçados em abril, após ser considerado culpado de entrar ilegalmente no país pela fronteira com a China.

Carter deixou a capital norte-coreana, Pyongyang, acompanhado de Gomes em um voo para Boston. O americano detido é um devoto cristão que vivia na Coreia do Sul, onde ensinava inglês. Ele teria decidido viajar em janeiro à Coreia do Norte, através da China, em uma "missão de paz de um homem só".

A visita de Carter à Coreia do Norte segue os passos da visita de outro ex-presidente americano ao país, Bill Clinton, que no ano passado conseguiu a libertação de duas jornalistas americanas detidas pela Coreia do Norte após atravessarem a fronteira.

Carter se reuniu com autoridades norte-coreanas na quarta-feira em Pyongyang no que descreveu como "uma viagem humanitária privada". Em sua chegada à Coreia do Norte, ele foi recebido pelo negociador nuclear norte-coreano, Kim Kye-gwan, segundo o relato da agência de notícias estatal do país, KCNA.

Nenhum comentário: