terça-feira, 24 de agosto de 2010

FHC: 'Dilma está aprisionada pelas opiniões de Lula'

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou duramente o governo Lula em um artigo publicado nesta quarta-feira pelo jornal argentino Clarín. Para FHC, a candidata do governo à Presidência, Dilma Rousseff, “aparece aprisionada pelas opiniões de Lula, sem poder fazer até agora um discurso próprio e genuíno".

O antecessor de Lula acredita que a campanha eleitoral no Brasil permite ver "a grandiosidade com que o atual presidente mede seus acertos". Fernando Henrique acredita que o atual governo fomenta um otimismo econômico desmesurado. “Em tão pouco tempo, parece que estamos atônitos com tanto dinheiro e tantas realizações”.

O artigo defende que o país não se deixe levar por devaneios quase infantis, que impedem o governo de analisar os verdadeiros desafios brasileiros. “Como em uma fábula, a candidata do governo, bem penteada e maquiada, quase uma princesinha nórdica, dirá tudo o que se espera que diga, especialmente o que o mercado e os sócios internacionais querem ouvir", diz o texto.

No artigo, o ex-presidente explica que a prosperidade de uma nação neste mundo globalizado depende dos bons resultados dos demais países. “Por mais que estejamos relativamente bem em comparação a economias de países mais maduros, se eles começarem a crescer a índices mais baixos ou se estagnarem, teremos problemas” disse FHC. “Levantamos um cântico irreal de louvor a nossas grandezas” completou.

FHC ainda afirmou que Dilma só foi escolhida candidata do PT graças a um carteiraço de Lula e que a petista "não pode dizer o que pensa para não pôr em perigo a eleição" de outubro. "Estamos diante de um personagem que será moldado pelos analistas do mercado", afirmou o ex-presidente.

Nenhum comentário: