terça-feira, 24 de agosto de 2010

No Rio, empresas criam fundo para custear UPPs

Eike Batista anuncia doação de 20 milhões de reais por ano para as Unidades de Polícia Pacificadora até 2014 e convida organizações a participar do projeto


Um grupo de empresas privadas vai participar diretamente do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro. Em uma reunião na manhã desta terça-feira, no Palácio Guabanara, sede do governo estadual, foi anunciada a criação de um fundo com contribuição de cinco organizações: Bradesco Seguros, Coca-Cola, Souza Cruz, CBF e EBX (esta última do empresário Eike Batista). As empresas vão depositar recursos, administrá-los e executar obras e aquisições que, para driblar a burocracia, serão doadas ao estado.

Eike Batista, da EBX, terá participação de destaque. O empresário anunciou que contribuirá com 20 milhões de reais por ano até 2014 para as UPPs. No Twitter, Eike Batista elogiou a política de pacificação de favelas e convocou outros empresários a ajudarem. “Acredito em conceitos que funcionam. Este pode ser exportado para outras cidades, estados e o mundo!", escreveu. "Bacana a participação de todos. Mais empresários devem apoiar ainda mais, não acham?", completou. O Bradesco garantiu 2 milhões de reais para o primeiro ano da parceria.

Algumas das empresas doadoras já colaboravam com o governo do estado. A sede da UPP da Ladeira dos Tabajaras custará 1,3 milhão de reais e será custeada pela Coca-cola, que doou R$ 400 mil, e pela Souza Cruz, que desembolsou 900 mil reais. Já a CBF bancará o novo prédio da UPP da Cidade de Deus, que deve ficar em 1 milhão.

A reunião com empresários teve a participação do governador Sérgio Cabral, do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, e do comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte.

Nenhum comentário: