quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dilma escolhe Luís Roberto Barroso como ministro do STF


Por Marcela Mattos e Jean-Philip Struck, na VEJA.com.

O advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso

A presidente Dilma Rousseff escolheu o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso, de 55 anos, como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ocupará a cadeira deixada por Carlos Ayres Britto, que se aposentou há seis meses.

A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira pelo Palácio do Planalto, após reunião de Dilma com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A presidente queria fazer a indicação antes de embarcar para viagem à África, nesta sexta-feira. O vice-presidente, Michel Temer, também participou do processo de escolha. Será o quarto ministro do Supremo – de um total de onze – indicado por Dilma. Antes dele, ela escolheu Rosa Weber, Luiz Fux e Teori Zavascki.

Em nota, a Presidência da República afirmou que a indicação será enviada ao Senado nas próximas horas. “O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país”, diz a nota.

O próximo passo no processo de nomeação de Barroso será uma sabatina no Senado. Se aprovado, ele tomará posse em seguida na mais alta corte do país.

Perfil

Natural de Vassouras, no Rio de Janeiro, Barroso é casado, tem dois filhos, e é professor de direito constitucional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade de Brasília (UnB). No Supremo, atuou em julgamentos importantes, como a liberação de pesquisas com células-troncos embrionárias, a não-extradição do terrorista italiano Cesare Battisti e a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário: