domingo, 29 de maio de 2011

Tucanos defendem ‘café com leite’ para voltar ao Planalto

O Estado de S. Paulo


Três derrotas na corrida presidencial marcadas por disputas entre mineiros e paulistas mostram que é preciso buscar composição


 Aécio e Serra conversam durante convenção nacional do partido (Foto: André Dusek / Agência Estado)


A eleição de 2014 deflagrou a atual disputa interna no PSDB e escancarou as estratégias que os pré-candidatos tucanos construíam com certa cautela nos bastidores, desde o momento em que foi selada a derrota de José Serra na corrida presidencial de 2010.

As negociações para a composição da nova Executiva Nacional, a elite responsável pela máquina e pelas decisões políticas do partido, tornaram-se o campo de batalha onde Serra, o senador Aécio Neves (MG) e o governador Geraldo Alckmin evidenciaram seus cálculos eleitorais.

Das conversas que envolveram Alckmin e Aécio, na semana passada, um argumento foi destacado: infligir uma derrota estrondosa a Serra, na convenção nacional do partido, no sábado, tornaria mais tortuoso o caminho de Aécio à Presidência.

"Se Aécio quer ganhar a eleição, precisa de São Paulo. Já perdemos três eleições por causa de Minas", disse um tucano paulista, ao comentar as últimas três derrotas do PSDB no segundo maior colégio eleitoral do País.

Nenhum comentário: