sexta-feira, 27 de maio de 2011

Notícias do Vale

Veterinária da prefeitura é baleada por vingança em Caçapava

Veterinária teria dado ordem para apreender animais de um homem de 65 anos; ele se vingou nesta manhã, atirando no rosto da funcionária da prefeitura

Por vingança, veterinária da prefeitura de Caçapava, Fanice Galvão,  foi baleada nesta sexta-feira (27), por volta das 7h30 da manhã, em frente à Unidade Básica de Saúde. De acordo com testemunhas um homem, de 65 anos, chegou ao local, sacou a arma e atirou contra a veterinária, de 47 anos. O tiro acertou o rosto da mulher, que foi levada ao pronto-socorro da cidade. A veterinária está internada e, segundo a Secretaria de Saúde da cidade, ela está fora de perigo. Desde 1998 ela é veterinária da prefeitura de Caçapava.

Motivo do crime? Cinco cachorros, um cavalo e uma mula. 

Depois de atirar contra a veterinária o homem simplesmente saiu andando, e armado, por uma rua de Caçapava até a Via Dutra. Na marginal da rodovia ele foi abordado, mas reagiu. "Ele apontou a arma para os guardas, que estavam desarmados. Mas quando a PM chegou, deu voz de prisão a ele, porque ele gesticulou que estava armado", explicou Wellington, sargento PM.

Com o acusado a polícia apreendeu a arma usada no crime, munição e um facão. Na delegacia, o acusado, que já tem passagens em Minas Gerais por homicídio e porte ilegal de armas, disse que cometeu o crime por vingança, porque a veterinária da prefeitura teria dado ordem para apreender cinco cachorros, um cavalo e uma mula dele.

A prefeitura confirma a história e diz que a apreensão foi feita depois de uma denúncia de maus tratos. Para ter os animais de volta o homem precisava apenas regularizar a situação com documentos. Na última quarta-feira ele foi à Secretaria de Saúde tentar a liberação, mas não conseguiu e ficou revoltado.



BC dá instruções sobre o que fazer ao receber notas manchadas de tinta








A onda de assaltos a caixas eletrônicos, que infelizmente está comum na região, tem trazido um outro problema à população: a circulação dessas notas roubadas. Uma das tentativas de combate a ações como essas é a introdução de dispositivos que marcam as cédulas em caso de violação do equipamento.

O Banco Central orienta que a população fique atenta a esse detalhe e não aceite a nota se ela estiver manchada. Caso isso aconteça, a orientação é procurar uma agencia bancária. A cédula ficará retida para ser encaminhada ao Banco Central que fará uma análise do material. Só depois desse exame, que leva cerca de 40 dias, é que a pessoa poderá receber a quantia de volta. Uma outra alternativa é levar o dinheiro à delegacia, que também encaminhará a nota para o mesmo procedimento.

O que fazer?

O Banco Central explicou nesta quarta-feira (18) o que a população deve fazer quando receber uma cédula com manchas de tinta. As marcas podem ter sido feitas por dispositivos instalados recentemente nos caixas eletrônicos. Eles despejam tinta nas cédulas quando são violados por bandidos.

De acordo com o Banco Central, todos devem se recusar a receber essas notas e também qualquer outra que tenha rabiscos ou desenhos. Mas quem tiver uma nota marcada pode procurar a rede bancária. A cédula vai ser encaminhada ao Banco Central para exame e destruição. Se for legítima, a pessoa será ressarcida.

Nenhum comentário: