terça-feira, 31 de maio de 2011

Notícias do Vale

Wikileaks diz que Embraer teria acordo secreto com Bombardier


 Avião da Embraer aterrissa no Aeroporto de São José dos Campos; sede da empresa fabricante de aeronaves, município abriga cadeia aeroespacial importante para o Vale do Paraíba e para o país



Telegramas secretos da diplomacia norte-americana, publicados pelo grupo WikiLeaks, revelam novos bastidores da guerra comercial entre Brasil e Canadá em torno dos subsídios ao setor aéreo. Segundo os documentos, os Estados Unidos acreditavam que Embraer e Bombardier só resolveram a disputa após selar um acordo de cavalheiros em que dividiram encomendas. A fabricante brasileira nega, enquanto a canadense não comenta.


A disputa entre Bombardier e Embraer é uma das maiores guerras comerciais em que o Brasil já esteve envolvido. Para apoiar as empresas, os governos brasileiro e canadense se acusaram mutuamente na Organização Mundial de Comércio (OMC). Iniciados em 1996, os processos se arrastaram por sete anos e só terminaram quando ambos os países foram condenados a modificar os programas de apoio à exportação de aeronaves.



Aeroporto de São José tem futuro incerto


Aeroporto


O céu está nublado para o aeroporto de São José dos Campos. A demora em aprovar o plano diretor, que prevê a construção de um novo terminal com acesso pela Rodovia dos Tamoios, e as sucessivas promessas (não cumpridas) de investimentos trazem mais dúvidas do que certezas.


Para especialistas, tais incertezas afastam empresas, dificultam o planejamento e colocam em risco o aeroporto como alternativa viável à demanda de passageiros durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.


O principal desafio é superar a limitação do atual terminal de passageiros, que coleciona problemas: não há banheiros nas áreas de embarque e desembarque, as companhias não contam com esteira para carregar as bagagens e não há ar condicionado no saguão.


O espaço já é insuficiente para o movimento de passageiros registrado entre janeiro e abril deste ano, com 64 mil pessoas, quatro vezes maior do que no mesmo período do ano passado, com 14 mil. As responsáveis pelo salto foram as empresas Trip e Azul, que operam voos regionais para vários pontos no país a partir de São José.


CEIs contra Peixoto são ‘congeladas’ pela Câmara



peixoto

Criadas há três semanas para investigar supostas fraudes em compras do governo Roberto Peixoto (PMDB), as quatro CEIs (Comissão Especial de Inquérito) permanecem ‘congeladas’ na Câmara.

Elas foram abertas no último dia 9, por votação unânime dos vereadores, após pressão popular; o Legislativo era acusado de omissão diante das denúncias de irregularidades nas aquisições.


Desde a criação das CEIs, contudo, nenhum documento foi solicitado ao governo ou às empresas envolvidas, como é de praxe. Nenhuma oitiva também foi agendada. Algumas comissões sequer tiveram uma primeira reunião para definir as ações.

Vereadores afirmaram à reportagem que a lentidão ocorre porque a Comissão Processante ‘suga’ as atenções. Ela foi aberta no último dia 11 e poderá levar a cassação do prefeito.


Nenhum comentário: