terça-feira, 24 de maio de 2011

24 de maio é o dia do café

Puro, pingado, coado, filtrado, expresso, adoçado ou não, combinado com outros ingredientes, com ou sem creme.

Independentemente da receita ou forma de preparo, o café, produto consumido diariamente por 97% dos brasileiros de mais de 15 anos, comemora sua data hoje, 24 de maio.

A época marca o início das colheitas para a maioria das fazendas produtoras no país, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

O Brasil voltou a bater novos recordes de exportação de café em abril: a receita somou US$ 681,4 milhões no mês, número 88,9% maior que o registrado no mesmo período de 2010, quando o total foi de US$ 360,7 milhões. Os dados do balanço são do CeCafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

A combinação de variedades botânicas e os manejos distintos durante a colheita e secagem dos grãos fazem surgir a gama de aromas e sabores da bebida que o Brasil pode produzir.

Por ser um produto de "terroir", ou seja, influenciado por aspectos geográficos, climáticos, botânicos e culturais, o café brasileiro se destaca justamente por essas caraterísticas

Exemplo disso é o "Cinturão Brasileiro de Café", por exemplo, que estende-se ao longo da linha Norte-Sul e representa cerca de 1.200 km em linha reta, mesclando diversas altitudes de produção e topografias características, que podem ser montanhosas ou imensos platôs.

No Brasil, há mais de 300 mil propriedades produtoras de tamanhos diversos. As diferenças de produção ocorrem na seleção da área de plantio, na variedade escolhida, nos tratos dado à cultura, na colheita seletiva, na secagem e no armazenamento adequados. Tudo isso faz cada variedade ter um sabor diferente, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Nenhum comentário: