sábado, 28 de maio de 2011

Notícias do Vale

VNews


Deficientes deixam tratamento por falta de transporte, em Caçapava


foto: Reprodução / Rede Vanguarda
 


Prefeitura admite problema no transporte adaptado, o que impede 11 jovens a frequentar centro de convivência

A inclusão de deficientes é um dever de toda a sociedade. Mas, em Caçapava, 11 estudantes não frequentam a escola desde o início do ano. O motivo? Falta de transporte adaptado. As notícias do que acontece fora de casa chegam pela televisão. Aos 39 anos, Antônio não consegue sair de casa. Ele teve poliomielite e depende da mãe, a dona de casa, Égda Ramos Santos para tudo.

Este ano, ela conseguiu matricular o filho em um centro de convivência, onde ele teria sessões de fisioterapia e poderia interagir com outras pessoas. O problema é que até agora Antônio não pôde frequentar as aulas. “O menino está vivendo em uma prisão, não tem contato com ninguém. Todo mundo gosta de conversar, de brincar, conhecer gente”.

O irmão da dona de casa Lucila Pavret enfrenta o mesmo problema. Ele teve hidrocefalia e tem limitações motoras e na fala. Foi na escola que o rapaz aprendeu a se comunicar e conseguiu controlar a atrofia muscular, comum nesses casos. Só que em 2011 ele ainda não foi à instituição. “Está muito chateado, depressivo, ficou em depressão, tive que levar no médico. Ele quer ir para a escola, porque lá é tudo para ele”, conta.

Os dois estão matriculados na Associação Conviver, uma instituição filantrópica que atende pessoas com deficiência física ou mental. O transporte dessas pessoas é também de responsabilidade da prefeitura e feito em veículos adaptados.

A questão é que a administração municipal não tem cedido esse benefício o que, segundo a escola, impede pelo menos 11 alunos de frequentar as aulas, que incluem sessões de terapia ocupacional e fisioterapia.

A prefeitura admitiu o problema e deu um prazo para a solução. “Esse ano realmente a demanda aumentou. Praticamente toda a demanda será atendida na segunda-feira”, garantiu o secretário de Assuntos Jurídicos da cidade, Matheus Gobbi Sanchez da Silva.


Caçapava: Acidente na via Dutra deixa dois feridos nesta madrugada


Batida envolvendo carro e moto ocorreu na altura do km 125

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente na madrugada deste sábado (28), na altura do km 125 da Via Dutra, na pista sentido Rio de Janeiro, em Caçapava.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a motorista de um carro bateu em uma moto, na saída de uma casa de shows que fica às margens da rodovia.

Equipes do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência no local e as vítimas foram encaminhadas para o Pronto Socorro de Caçapava. A pista não foi interditada e não houve congestionamento no local.


Nenhum comentário: