sábado, 21 de fevereiro de 2015

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
Fila nos Correios

Uma informação inicial:

Sem embargos ao bom atendimento prestado pelos funcionários da agência dos Correios de Caçapava, me impõe escrever esta matéria, pois reiteradas foram as abordagens de para que a enfrentasse, dada a demora que é imposta aos usuários de seus serviços.

Ademais, afirmo com muita certeza que seus funcionários dos Correios que atendem as ruas Capitão Carlos de Moura e Rafael Citro, meus locais de trabalho e residência, são excepcionalmente diligentes, cuidadosos, atenciosos e prestimosos em seus labores.

Parabéns, portanto, a todos os funcionários dos Correios, porém, a falta de estrutura da agência local chama a atenção e requer imediata reformulação para não impor aos funcionários e aos cidadãos desnecessários desgastes pessoais e longa perda de tempo.

Faço esta referência, pois hoje (dia 18) por volta das 17,05 horas encontrei-me com um leitor que afirmou ter chegado às 14,34 horas na agência, pegando a senha 464, enquanto que a da vez era a 421, ou seja, entre a próxima e a sua havia um lapso de 43 números, e como dependia da utilização deste monopólio para cumprir sua obrigação impôs-se esperar ficando na agência das 14,34 horas até às 17 horas.

Uma situação de espera desta ordem sem dúvida impõe desgaste não só do usuário como também dos funcionários, que indiretamente sofrem o estresse e pressão ante o volume de trabalho e a ansiedade em bem cumpri-lo.

Aliás, não depende nem mesmo de maior análise o descompasso que há entre os serviços e a crescente população de Caçapava, sobretudo quando se sabe que o prédio da agência local é o mesmo há mais de cinquenta anos, o que faz com que as filas dos usuários se estendam pelas calçadas externas do prédio, e isto é de fácil percepção, basta olhar para ela.

Mas o que mais incomoda nesta situação é saber que em maio de 2014 os Correios resolveram alterar sua logomarca e para isto despenderam R$ 390.000,00, para a troca da esquerda pela da direita, assim:


E o mais triste nesta situação é que os custos de propaganda e patrocínios para a implantação da marca é de R$ 42.000.000,00, que ao final redundará em cerca de R$ 100 milhões, dados os investimentos que deverão ser feitos nos edifícios dos Correios e mudança de identidade visual em cerca de 16.000 carros que compõem sua frota.

Perguntamos: se os Correios têm o monopólio das correspondências e, portanto, não podemos nos valer de outros meios para as remessas de cartas, por que precisam fazer propaganda na televisão, revistas e patrocínios? 

Cabe destacar que até recentemente os Correios estavam entre as dez empresas de maior credibilidade com os brasileiros, porém, dados os baixos salários, a falta de estrutura de prédios e de pessoas nas agências faz com que tenha perdido esta condição.

Senhores diretores dos Correios, a coisa me parece muito simples, ou seja, aparelhem as agências com bons equipamentos e paguem e assistam melhor seus funcionários, pois com a dedicação e esmero com que atendem seus usuários, farão com que a empresa tenha melhores resultados em favor de todos.

Simples assim!

4 comentários:

Maria A. F. Ribeiro disse...

FAÇO SUAS AS MINHAS PALAVRAS...A AGENCIA DE PARAIBUNA SOFRE DO MESMO MAL... OS CORREIOS PRETENDEM ATENDER COMO BANCOS MAS NAO TEM MATERIAL HUMANO NEM MAQUINARIO...

Carlos Karnas disse...

Brasilino: ponta de iceberg. As barbaridades que pipocam aqui e ali sobre a ECT podem atiçar o tamanho de problema que essa empresa é. Seus serviços se degeneram dia a dia e visivelmente. Aqui em Caçapava, a prestação de serviço da ECT é acinte. Os poucos funcionários fazem o que podem e ficam constrangidos diante de tarefas e serviços que não conseguem cumprir com a determinação que é aceitável. Cada vez mais a ECT restringe a entrega de correspondência na cidade, obrigando o cidadão buscá-la na agência central, com estrutura inepta e perversa para o usuário. A diretoria que comanda Caçapava reina em Campinas. Impossível estabelecer qualquer comunicação com essa diretoria. Entretanto, a opressão interna é intensa, inaceitável para uma empresa que escraviza funcionários, não prioriza estrutura moderna de serviços, restringe tamanho na cidade que cresce e despreza completamente o usuário e a sociedde inteira. O prefeito e os vereadores, que deveriam interceder em favor de bons serviços da ECT na cidade, nada fazem. Fecham os olhos e se omitem

Carlos Manfredini disse...

O Sr. Carlos Karmas, quase esgota o assunto. Apenas, trago uma lembrança, triste. O escândalo do, apelidado, mensalão, teve como princípio os sujos porões da ECT. Aparentemente a institucionalização do roubo, por parte das autoridades governamentais, se deu de forma tão acintosa, que se perdeu, por completo, a vergonha.

Denis Oliveira disse...

Já presenciei como usuário do serviço assim como já vi nos bancos,aqueles favorzinhos, para não entrar na fila, e infelizmente não existe protesto contra a fila dos quinze minutos, faço das minha palavras desse cidadão chamado de sr Brasilino