domingo, 24 de abril de 2011

Guerra entre municípios para abrigar fábrica de iPads

O Globo


A confirmação de que a Foxconn, maior exportadora da China, vai produzir no Brasil a segunda geração do tablet da Apple, o iPad 2, abriu uma guerra entre municípios pelo investimento bilionário, de acordo com reportagem de Lino Rodrigues publicada na edição deste domingo do Jornal O Globo.

Maior fabricante de eletrônicos do planeta, a taiwanesa Foxconn acenou com um desembolso de até US$ 12 bilhões. Pelo menos duas cidades da região de Campinas saíram à caça desse dinheiro: Jundiaí, a cerca de 60 quilômetros de São Paulo, e a vizinha Indaiatuba.

Ambas já abrigam unidades da multinacional. Ao contrário de Indaiatuba, que confirma ter apresentado um pacote de isenções, Jundiaí negocia em silêncio.

Conhecida por não isentar de tributos empresas que se estabelecem no município, a Prefeitura de Jundiaí negocia em segredo um pacote de benefícios para trazer a nova linha de produção da Apple para a cidade. Na semana passada, em uma nova reunião com representantes da Foxconn, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ari Castro Nunes Filho, admitiu que o "namoro" com os chineses começou há pelo menos um ano e meio.

O encontro, segundo fontes que acompanharam a reunião, também serviu para a prefeitura pedir que os chineses abrissem o conteúdo das outras propostas, para que pudesse igualar ou melhorar os benefícios para garantir os investimentos no município.

Nenhum comentário: