sábado, 30 de abril de 2011

Notícias do Vale



Justiça determina apreensão de máquinas por falta de pagamento em Caçapava
Por falta de pagamento, a Justiça determinou a retomada de 11 máquinas de uma fábrica de peças de avião em Caçapava. O sindicato teme que o desfalque na produção possa causar demissões.

Os caminhões foram ao local para levar 11 máquinas em operação na fábrica, fornecedora de peças para a Embraer. Depois que o Oficial de Justiça chegou para cumprir o mandado de busca e apreensão, os funcionários do turno da manhã pararam as atividades, e fizeram uma assembleia na porta da empresa.



De acordo com o sindicato, a empresa já vem passando por dificuldades e no ano passado demitiu 40 funcionários e ainda não pagou as verbas rescisórias de todos. Como os donos das máquinas não receberam por elas, entraram na Justiça.

A preocupação é com fechamento os postos de trabalho. Segundo o diretor do sindicato, se as máquinas saírem da fábrica 50 trabalhadores serão demitidos. ”Vamos tentar, de todas as formas, garantir a manutenção das máquinas. Depois que essas máquinas saírem daqui, acho que dificilmente retornarão pra empresa,” conta o diretor do sindicato Edmir Marcolino da Silva.

O advogado do Sindicato dos Metalúrgicos, Marcelo Menezes, entrou na fábrica para conversar com o Oficial de Justiça e com a advogada da empresa. Ela não quis gravar entrevista. Já ele disse que a situação é preocupante. “Estamos solicitando que haja uma constatação do que efetivamente está acontecendo, para que a gente consiga garantir os direitos dos trabalhadores.”

As máquinas não foram retiradas. O diretor da Graúna informou que conseguiu reabrir a negociação com os credores. Disse ainda que não vai haver demissões. A Embraer comunicou que os problemas na fornecedora não atrapalharam a produção da empresa.


Trabalhadores seriam mantidos em condições desumanas em São José

Construtora
O Ministério do Trabalho impôs que a Construtora Trisul oferecesse melhores condições a 24 trabalhadores de uma obra que a empresa toca na rua Bento Pinto da Cunha, no Jardim Ismênia, zona Leste de São José dos Campos.

Os trabalhadores vieram do Ceará e da Baixada Santista. Todos estavam alojados no andar superior de uma distribuidora de água, na avenida Barbacena, também no Jardim Ismênia. Dormiam em beliches feitas de madeira compensada fina, todos utilizavam um único banheiro e na cozinha pequena, não havia condições de higiene.

O varal de roupa ficava dentro do próprio alojamento, em um cômodo ao lado do quarto.
 
 
Embraer está de olho em empresas norte-americanas



Embraer
A Embraer, de São José, quer se tornar fornecedora do mercado de defesa dos Estados Unidos, o maior e mais lucrativo do mundo, e para isso pode adquirir empresas norte-americanas para facilitar negociações com o governo.

Segundo Frederico Curado, diretor-presidente da companhia, adquirir empresas norte-americanas é uma das alternativas para participar de processos de compra de produtos de defesa, que são rígidos e exigem produção no país.

A intenção da companhia é aumentar a receita da Embraer Defesa e Segurança, braço da fabricante de jatos recém-criado para desenvolver produtos voltados às Forças Armadas do Brasil, com possibilidade de exportação.

“Se isso ajudar, (faremos a aquisição) sem dúvida. Estamos nos Estados Unidos desde 1979 e inauguramos nossa fábrica na Flórida em fevereiro (deste ano). Até o fim de 2011, os primeiros aviões estarão sendo entregues a partir de lá. Então, não temos nenhum problema de investir no país”, afirmou Curado, durante evento realizado no Rio de Janeiro.
 
 
Festa de Quiririm ganha fim de semana a mais

Começou ontem a 22ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm, que este ano acontece em dois finais de semana e espera receber mais de 400 mil pessoas em todos os dias do evento.

A festa, que já virou uma tradição na cidade e atrai pessoas de diversas regiões, chegou com várias novidades nesta edição.

Entre elas estão a instalação de câmeras de segurança nas ruas da vila, além de uma tenda montada em frente ao palco, para proteger o público do sol forte à tarde e do sereno à noite.

A festa também vai aumentar a quantidade de grupos teatrais e músicos que irão circular pelas ruas.

“Investimos no teatro mambembe, muito comum nas ruas da Itália, que interage com o público. Antes eram dois grupos, agora serão cinco”, afirmou Maria Aparecida Valério, presidente da Associação Cultural de Quiririm e responsável pela organização da festa.

Segundo ela, o objetivo da mudança não é dobrar o número de visitantes, mas atender melhor o público. “É uma experiência, mas vamos melhorar muito”, disse.

 

Nenhum comentário: