quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cidade de Goiás recebe 3.000 pessoas para procissão de Fogaréu nesta quinta-feira

À meia-noite da Quarta-Feira das Trevas, durante a Semana Santa, a cidade de Goiás Velho (GO) realiza a Procissão do Fogaréu

A Cidade de Goiás (GO), antiga capital do Estado, espera receber neste feriadão de Páscoa no mínimo 3.000 pessoas para a procissão do Fogaréu, tradição local quase tricentenária. O cortejo parte nesta noite de quarta-feira (20), mais precisamente à 0h da quinta-feira, dia 21/04.

Com os postes de luz apagados e o centro histórico totalmente às escuras, a procissão começa (e termina) na Igreja da Boa Morte, contando apenas com o fogo de tochas para iluminar o caminho entre belos casarões coloniais. O ritual mantém elementos da procissão em sua forma original.

No total, o cortejo tem cerca de 1h30m de duração e é o maior evento turístico-religioso da cidade, atraindo gente de todo o país. Segundo o presidente da Ovat (Organização Vilaboense de Artes e Tradições), Elder Camargo de Passos, são esperadas de três a quatro mil pessoas na celebração.

Tradição antiga

O Fogaréu vem sendo realizado anualmente desde 1745, ano em que foi trazido da Europa pelo padre português Perestrello Espíndola.

Os personagens centrais do cortejo são os Farricocos, quarenta homens representando os guardas romanos em busca de Cristo. Eles vestem túnicas coloridas de capuzes pontudos, com apenas duas aberturas para os olhos -- no passado, utilizadas para identificar a irmandade e também manter o anonimato do participante. Atemporal, o grupo avança descalço pelas ruas de pedras lavradas por escravos em ritmo acelerado e dramático, cadenciado pela batida de tambores militares.

Um comentário:

Igor Bileski disse...

Olá, talvez lhe interesse. Blog Oficial da Banda Municipal de Caçapava.

http://bandamunicipaldecacapava.blogspot.com

Um abraço,

Igor Bileski