terça-feira, 19 de abril de 2011

Cuba 'entrega os pontos' e Chávez fica como o 'bobo da corte'

Ditador da Venezuela fica ainda mais patético quando defende que o socialismo é a única via para a salvação da humanidade



Logo depois de Cuba “entregar os pontos” do modelo político socialista, adotado no país há 50 anos, o ditador da Venezuela Hugo Chávez fica ainda mais patético quando defende que o socialismo é a única via para a salvação da humanidade. A declaração aconteceu nesta terça-feira, no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, através de uma mensagem lida no encerramento do evento.

Na mensagem, Chávez se referiu ao ex-presidente cubano Fidel Castro, que nesta terça-feira renunciou ao cargo de primeiro-secretário no Partido Comunista de Cuba (PCC), como um “Quixote infinito”. Ele declarou que a “força inspiradora” do líder da revolução de 1959 será consagrada na nova etapa que começa em Cuba.

De forma alienada e cada vez mais isolada no cenário econômico atual, ele cita motivos para a 'glória' de Fidel que nada têm a ver com o socialismo defendido por ele - abertura ao setor privado, o corte de empregos, a descentralização do aparelho estatal e a autorização à compra e venda de imóveis.

As novas medidas foram anunciadas durante o Congresso do PCC, no qual Raúl Castro prometeu um “sistemático rejuvenescimento" do governo e Fidel Castro pediu aos jovens para retificar o socialismo e “superar” o capitalismo.

“Os cubanos manterão uma vida de lutas em que o direito e a liberdade seja o gozo e a paz de todos com o objetivo de que o Partido Comunista seja material de estudo para todos os revolucionários e revolucionárias de toda a América e a humanidade", acrescentou o estadista venezuelano, principal aliado de Raúl e Fidel Castro na América Latina.

Como uma porta que não pode ouvir e perceber o que acontece ao seu lado, Chávez afirma: "as nações irmãs devem triunfar pelo caminho da revolução e não por outro, para conquistar as verdadeiras pátrias cujos exemplos estão em Cuba e Venezuela com o apoio de um povo que lutou e demonstrou o valor necessário para conseguir seu destino". E ainda acrescenta: "O império ianque fica em um extremo da história e no outro os povos que não descansarão até alcançar a paz e a igualdade".

Nenhum comentário: