Tem sido feito várias (boas) piadas sobre o PSD, o partido criado por Kassab. estranhamente (mas é comum no Brasil, mas só aqui). Nas entrevistas o prefeito de São Paulo disse que o programa vai começar a ser elaborado. Fantástico, você cria um partido, recebe adesões e não tem um programa, por mais sintético que seja.
Não é exceção, infelizmente. Os partidos brasileiros (mesmo aqueles que nasceram com um perfil ideológico) foram perdendo ao longo das duas últimas décadas suas identidades. Isto explica a formação de alianças esdrúxulas sem que as lideranças partidárias fiquem incomodadas. A maioria do eleitorado não tem a mínima idéia do conteúdo programático dos principais partidos, No máximo, o eleitor responde, quando perguntado, que um defende mais os pobres que outro, como atestam pesquisas feitas recentemente. E mesmo esta identificação (primária) é mais por mera inferência, sem uma justificativa mais elaborada.
A crise das ideologias é evidente. O que difere ideologicamente o PMDB do PR? E o PP do DEM?Onde estão a direita e a esquerda? Por que todo mundo se coloca no centro? O centro não acaba sendo uma saída para evitar uma clara definição ideológica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário