quinta-feira, 24 de março de 2011

Manifestação em Brasília pede 10% do PIB investido em Educação



Integrantes das principais entidades estudantis do Brasil fizeram uma manifestação nesta quarta-feira em Brasília para pedir 10% do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto das riquezas produzidas pelo país) e 50% dos recursos vindos da exploração do pré-sal investidos na educação.

Cerca de 5 mil estudantes ligados União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) participaram do protesto, que ocupou a Esplanada dos Ministérios e seguiu em passeata até o Congresso Nacional. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, recebeu um grupo de representantes e recebeu um documento com as principais reivindicações.

O presidente da UNE, Augusto Chagas, afirmou que a destinação dos recursos deve ter o setor educacional como prioridade, proposta apresentada aos deputados: "Nós apresentamos uma emenda ao PNE (Plano Nacional de Educação) para que seja destinado 10% do PIB para a educação. Os 7% que estão na proposta do governo, a presidente Dilma já se comprometeu a atingir até 2014. Na nossa opinião é possível atingir os 10% até 2020 e estamos mostrando o caminho".

Nenhum comentário: