domingo, 27 de março de 2011

Jornal britânico sugere 'anexação' de Portugal pelo Brasil contra crise

"Ai, esta terra ainda vai cumprir teu ideal / Ainda vai tornar-se um imenso Portugal", diz a canção "Fado Tropical, feita por Chico Buarque e Ruy Guerra na década de 1970. Um artigo publicado neste fim de semana pelo jornal britânico de economia "Financial Times" fez uma sugestão contrária ao fado: que o país europeu seja anexado pelo Brasil para solucionar a crise político-financeira que culminou com a renúncia do primeiro-ministro José Sócrates na última quarta.

No texto, a publicação cita os bons resultados econômicos obtidos pelo Brasil nos últimos anos: "Aqui vai uma maneira 'out-of-the-box' para lidar com o problema: anexação pelo Brasil (uma década de 4% de crescimento anual do PIB, muito mais elevado recentemente). Portugal seria uma grande província, mas longe de ser dominante: 5% da população e 10% do PIB".

O "Financial Times" frisa que os portugueses sairiam no lucro, mesmo com uma possível perda de status: "A antiga colônia tem algo a oferecer, mesmo para além da diminuição dos 'spreads' de crédito e, proporcionalmente, déficits e contas correntes governamentais muito mais baixos. O Brasil é um dos BRIC, o centro emergente do poder mundial. Isto soa melhor lar que uma cansada e velha União Europeia".

O país está a caminho de uma estagnação econômica caso não solucione seus problemas fiscais, na avaliação de analistas econômicos. Sócrates pediu afastamento da chefia de governo após ter um plano de autoridade fiscal rejeitado pela quarta vez seguida pela Assembleia Nacional (equivalente a Câmara dos Deputados).

Nenhum comentário: