Cerca de 50 pessoas participaram do ato neste domingo (27).
Manifestantes pedem plebiscito sobre construção de usinas nucleares.
Cerca de 50 pessoas deram as mãos e formaram uma corrente humana para pedir o fim do uso de energia nuclear no Brasil, na manhã deste domingo (27), na orla do Leblon, Zona Sul do Rio. A manifestação foi organizada por três estudantes do ensino médio, que criaram um blog e divulgaram o protesto em redes sociais da internet.
Um comentário:
Em junho de 2009, segundo o Panorama da Energia Nuclear no Mundo escrito pela Eletronuclear ( http://www.eletronuclear.gov.br/pdf/panorama.pdf ), existiam 436 reatores em 31 países, e 14 países estavam construindo 45 novos reatores. Hoje esses números devem ser maiores. Segundo o mesmo documento, Mohamed El- Baradei, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica declarou que atualmente cerca de 50 países visam ter fontes energéticas nucleares, e que as potências em expansão querem multiplicar o número de usinas em seu território. Muitos governos consideram a ampliação internacional da energia nuclear uma opção à mudança climática e uma alternativa às oscilações do preço dos produtos energéticos, além de ser uma proteção à incerteza sobre os combustíveis fósseis, mas a iminente expansão da energia nuclear em todo o mundo requer que os governos atuem com responsabilidade nessa empreitada. (EL-Baradei -28.10.2008 - United Nations General Assembly).
Minha pergunta é: SERÁ QUE REALMENTE VALE A PENA CORRER UM RISCO TÃO GRANDE PARA A VIDA EM NOSSO PLANETA ? Na minha opinião apesar dos argumentos positivos acima, os riscos são muito maiores. A energia nuclear deveria ser definitivamente banida de nosso planeta. Vamos inovar e criar algo que não ofereça riscos tão grandes à vida!! Apesar de improvável, mas não impossível, imaginem se metade desses reatores em todos esses 45 países explodissem ao longo de 1 ou 2 semanas. Deus nos livre!!!
Postar um comentário