terça-feira, 31 de julho de 2018

Embraer é intimada a se manifestar sobre ação contra união com Boeing


Resultado de imagem para Embraer e Boeing

A Embraer informou nesta segunda-feira (30) que foi intimada a se manifestar sobre uma ação movida por 4 deputados que pedem a suspensão das negociações para a fusão da empresa brasileira com a Boeing. A informação foi divulgada em comunicado ao mercado.

A ação popular é movida pelos parlamentares Paulo Pimenta (PT-RS), Carlos Zarattini (PT-SP), Vicente Cândido (PT-SP) e Nelson Pellegrino (PT-BA).

A empresa disse que “adotará todas as medidas necessárias para exercer seu direito de defesa perante o juízo competente”.

União das empresas

A brasileira Embraer e a norte-americana Boeing anunciaram a criação de uma nova empresa, no modelo conhecido como joint venture, no dia 5 de julho. A nova empresa seria avaliada em US$ 4,7 bilhões, e teria a empresa dos Estados Unidos como dona de uma fatia de 80% e a brasileira, dos 20% restantes.

A conclusão do negócio depende do aval dos acionistas – entre os quais, no caso da Embraer está o governo brasileiro – e dos órgãos reguladores do mercado no Brasil e nos Estados Unidos. A expectativa é que a transação seja fechada até o final de 2019.

O anúncio de fusão da Embraer com a Boeing tem gerado discussões sobre as possíveis demissões dos funcionários da empresa brasileira. O Ministério Público do Trabalho (MPT) chegou a pedir na Justiça que houvesse garantia de manutenção dos empregos no Brasil, mas a solicitação foi negada.

Parceria entre Embraer e Boeing cria empresa de aviação comercial de US$ 4,75 bilhões (Foto:  Juliane Almeida/G1)

No G1 Vale

Nenhum comentário: