sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Secretário diz que vereadora tem 'fetiche' por pasta e audiência sobre orçamento na Câmara de Caçapava termina em confusão



A audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 para Caçapava (SP) terminou em confusão após uma discussão entre a vereadora Dandara Gissoni (PSD) e o secretário de Governo, Sérgio de Matos Oliveira.

A confusão começou após Matos afirmar que Dandara tem um 'fetiche' com a Secretaria de Governo - veja no vídeo acima. Um boletim de ocorrência foi registrado por ela.

Confusão na Câmara Municipal de Caçapava — Foto: Reprodução/Youtube (Câmara Municipal de Caçapava)

No momento em que a confusão começou, eram discutidas as estimativas de receita elaborada pela prefeitura para o próximo ano - veja mais detalhes abaixo.

O projeto enviado pela prefeita Pétala Lacerda (Republicanos) estima orçamento de R$ 465 milhões para o próximo ano - aumento de 2,5% com relação a 2023.

O estopim da confusão teve início quando foi informada a verba prevista para a Secretaria de Governo e Relações Institucionais: R$ 658 mil, cerca de R$ 86,5 mil a mais do que o orçamento deste ano.

A vereadora Dandara Gissoni (PSD) questionou o valor, afirmando que a secretaria só tem cargos comissionados e perguntou qual era o motivo da verba, considerada alta por ela.

“658 mil para a secretaria de governo. Uma secretaria que só tem cargos comissionados. No que que vai ser trabalhado isso?", questionou Dandara.

Presente na audiência, o secretário responsável pela pasta, Sérgio Oliveira, pegou o microfone e rebateu a vereadora.

“Boa noite. A vereadora Dandara parece que tem um fetiche com a secretaria de governo", respondeu Sérgio.

Segundo o dicionário: 'fetiche' é o objeto ou parte do corpo que pode ser erotizado para satisfazer os desejos de alguém. Ou objeto que se cultua por supostamente possuir um valor mágico ou sobrenatural.

Confusão na Câmara Municipal de Caçapava — Foto: Reprodução/Youtube (Câmara Municipal de Caçapava)

Na sequência, Dandara rebateu e houve discussão:

Dandara: “Secretário, o senhor me respeita. Eu sou uma vereadora. Fetiche, não. O senhor tem obrigação de responder”, disse a vereadora.

Sérgio Matos: “Por que ela não perguntou de todas secretarias. Ela só perguntou da secretaria de governo. Dá licença. Chegou a hora de eu falar. Respeita, não. Senta lá no seu lugar. Senta lá no seu lugar. Fica lá que chegou a hora de eu falar”, afirmou o secretário.

Dandara: “Fetiche, não! Machista. Eu falo da secretaria que eu quiser”, retrucou Dandara.

O secretário foi retirado do plenário pelo presidente da Câmara, Rodrigo Meireles (PSD), e levado para um acesso exclusivo dos vereadores.

Confusão na Câmara Municipal de Caçapava — Foto: Reprodução/Youtube (Câmara Municipal de Caçapava)

Apesar disso, a confusão não parou. “Fetiche, não. Você me respeita. Eu pergunto o que quiser. E falo o que eu quiser. Eu sou vereadora. Você não é ninguém”, continuou a vereadora.

Já sem o secretário no local, o presidente da câmara tentou retomar a audiência pública, mas não teve sucesso.

Dandara Gissoni foi até a delegacia da cidade, onde um boletim de ocorrência foi elaborado. Segundo a Polícia Civil, existe a possibilidade da abertura de um inquérito sobre assédio e ameaça à mulher em cargo público.

O que dizem os envolvidos?

Em entrevista à TV Vanguarda, a vereadora lamentou o caso.

"É uma secretaria recém-criada, que só tem cargos comissionados, sem servidores efetivos, e queremos saber qual a perspectiva. Ele não é pago para me xingar e tão pouco me provocar, ele é pago para responder as perguntas e trabalhar para a população. O que ele falou foi de cunho sexual e me diminuiu como mulher. Eu fiz uma pergunta sobre dinheiro público. Ele falar sobre fetiche é inadmissível", disse.

Sérgio disse que, na opinião dele, a palavra tem dupla interpretação e que não teve a intenção de ofender Dandara.

"Não foi por uma questão sexual. Eu tenho que respeitar as pessoas. Sou pai de família, sou avô e não tenho nenhuma atração ou ela por mim sobre uma questão sexual. Não existe isso."

"Com relação à secretaria, ela cria relações institucionais com o governo federal, governo do estado, traz emendas parlamentares, financiamentos. Temos quase R$ 70 milhões de investimentos aqui. Nunca se teve tanto dinheiro por meio da secretaria de governo para essa cidade. Então com esse valor mínimo - o menor de todas as secretarias - faz muito e traz muitos recursos para a cidade"..

Saiba o que é a Lei Orçamentária Anual

A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece a previsão de todas as receitas a serem arrecadadas e fixa os gastos que os órgãos municipais estão autorizados a executarem.

Em outras palavras, o instrumento disciplina as ações do governo municipal.

O projeto da LOA para 2024 foi enviado pela prefeita Pétala Rodrigues no fim de setembro à Câmara. Os vereadores devem discutir a proposta e apontar modificações que julgarem necessárias. Depois de aprovado, o projeto volta à prefeitura para virar lei.

No documento, a estimativa de receita e despesa em Caçapava para 2024 é de R$ 465.533.991. O valor representa um aumento de 2,5% em relação a este ano, quando o orçamento aprovado foi de R$ 453.918.295.

Nenhum comentário: