/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/B/g/3oBAs6TweB8mLe0g2ACw/ato.jpg)
Sindicalistas e servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), reagiram com um protesto ao anúncio da exoneração do reitor Ricardo Osório Galvão. O desligamento nesta sexta-feira (2) ocorre após quase duas semanas de tensão entre o comandante do instituto e o presidente Jair Bolsonaro sobre a divulgação de dados do desmatamento no Brasil.
Também no início desta tarde, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) publicou um vídeo com as falas de Galvão em uma rede social, e o ministro Marcos Pontes se manifestou sobre o caso em seu perfil pessoal. "Agradeço, pela dedicação e empenho do Ricardo Galvão à frente do Inpe. Tenho certeza que sua dedicação deixa um grande legado para a instituição e para o país. Abraços espaciais", escreveu o ministro.
A manifestação em frente ao Inpe reuniu mais de 50 pessoas, entre sindicalistas e servidores, a partir das 14h. O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (Sidct), além de contar com a participação de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos. O ato foi contra o governo e em defesa das instituições de pesquisa.
Bolsonaro acusou Galvão de mentir sobre os dados do desmatamento e agir a "serviço de alguma ONG". Galvão rebateu as acusações e criticou falas e comportamento do presidente.
Para Ivanil Barbosa, presidente do Sindct, a exoneração de Galvão é considerada uma ofensa aos servidores e uma ataque violento a um instituto de pesquisa sério, responsável e com credibilidade.
"Nosso receio agora é que o novo diretor do Inpe, escolhido pelo governo, venha a atuar como um tipo de interventor. Sobretudo depois da manifestação do general Augusto Heleno [Segurança Institucional] sobre a inconveniência das nossas publicações, dos dados divulgados pelo Inpe. Será que o Inpe, com a saída do Galvão, vai ter um 'cala-boca'? Vamos poder ofertar, internamente e internacionalmente, o serviço que prestamos, com liberdade?", questionou.
![]() |
| Sede do Inpe fica em São José dos Campos Foto: Wilson Araújo/TV |
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/G/p/8MvY8eS1CS9eVtcpuBBA/inpe.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário