segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ITA aumenta vagas gerais e de cotistas em seu vestibular



Adotado pela primeira vez neste ano, o sistema de cotas para candidatos negros foi ampliado no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, para o Vestibular 2020.

O número de vagas gerais cresceu de 110 para 120 e as de cotistas de 22 para 24 -- 20% do total.

Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos que sejam brasileiros natos, de no máximo 23 anos em 31 de dezembro de 2019 e que tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio este ano. Os demais podem concorrer como treineiros.

Quem se autodeclarar negro terá que comprovar a informação na fase de inspeção de saúde, na terceira fase do vestibular. Os cotistas farão as mesmas provas dos demais e concorrerão entre si.

As vagas no ITA dividem-se em 95 ordinárias (76 pela ampla concorrência e 19 para candidatos autodeclarados negros) e 25 privativas (20 pela ampla concorrência e 5 para autodeclarados negros). As vagas ordinárias correspondem à carreira civil e as vagas privativas, à militar.

As inscrições devem ser feitas pela internet (vestibular.ita.br) até 15 de setembro. A taxa é de R$ 140.

O ITA tem seis cursos de engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. A duração dos cursos é de cinco anos, sendo que os dois primeiros são comuns a todas as especialidades.

O Vestibular ITA 2020 será dividido em três fases.

A primeira é uma prova objetiva com 60 questões abordando as seguintes disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Física e Química, que serão aplicadas no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h.

Já as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, das 9h às 13h, com 10 questões discursivas de Matemática, Física, Química, além da Redação. A terceira etapa é composta por Inspeção de Saúdem, cuja data ainda não foi definida.

Nenhum comentário: