sexta-feira, 3 de março de 2017

No Itamaraty, Aloysio Nunes quer dar ‘nova vida’ ao Mercosul


Aloysio Nunes Ferreira foi o único senador a se manifestar contra a obrigatoriedade do diploma de jornalismo

Em mensagem de vídeo publicada nas redes sociais, o novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB), indicou que deve manter a política externa do seu antecessor, José Serra (PSDB), e disse que quer aproximar o Mercosul dos países que formam a Aliança do Pacífico, que são México, Colômbia, Peru, Chile e Costa Rica.

“Eu aceito o cargo consciente da responsabilidade e também das oportunidades que uma boa política externa, como essa que vem sendo praticada pelo governo Temer, pode trazer para o Brasil”, afirmou o tucano. “E a política externa, nesse momento em que o Brasil começa a sair de uma crise profunda, pode dar uma grande contribuição, especialmente na área econômica, no comércio internacional e em investimentos”, acrescentou.

No vídeo, Aloysio afirmou que quer dar “uma nova vida” ao Mercosul, citando uma aproximação com os países da Aliança do Pacífico e o acordo em negociação com a União Europeia, que, segundo ele, “é uma nova oportunidade de inserção mais competitiva do Brasil”.

O novo ministro disse ainda que o Brasil é um país que tem “grande influência na política internacional” e que vai se guiar pelas diretrizes da política externa brasileira previstas na Constituição, como a defesa da paz, da justiça, do meio ambiente e dos direitos humanos.

(Com Estadão Conteúdo)

Um comentário:

Miriaklos disse...

Um chanceler que acha que o Mercosul deve ser prestigiado, como política externa, deveria ser demitido do cargo no mesmo instante. Unir-se a países sem orientação econômica, como são os capengas membros do Mercosul, é o mesmo que encostar em moirão podre, vai cair com ele no brejo. Certamente, por absoluto desconhecimento do cargo e capacidade em geri-lo seguirá a orientação do lulla de encostar-se no Sudão, na Etiópia, Mauritânia e outros sôfregos mais. Este país realmente não tem jeito. Estamos mesmo no fundo do poço.