quinta-feira, 2 de março de 2017

Moro condena Delúbio Soares e Ronan Maria Pinto


Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT e réu no mensalão
Delúbio Soares

O juiz Sergio Moro condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e os empresários Ronan Maria Pinto (dono do Diário do Grande ABC) e Enivaldo Quadrado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro. Delúbio e Quadrado já foram anteriormente condenados no Mensalão.

Os três foram presos na 27a fase da Operação Lava Jato, a Carbono 14. Eles são acusados de lavar 6 milhões de reais de um empréstimo fraudulento feito pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin, em favor do PT. Além do trio, o empresário Luiz Carlos Casante também foi condenado no caso a 4 anos e 6 meses de reclusão e Natalino Bertin, a 4 anos por emprestar contas bancárias para operações de lavagem. O juiz Sergio Moro fixou ainda uma multa ao grupo no valor de 61 milhões 846 mil reais. A quantia deverá ser revertida à Petrobras.

Os investigadores do caso suspeitam que o motivo da extorsão tenha sido a compra do silêncio sobre o caso Celso Daniel, prefeito petista de Santo André (SP) assassinado em 2002.

O publicitário Marcos Valério, também condenado no escândalo do mensalão, Oswaldo Rodrigues Vieira Filho, Sandro Tordin e Breno Altman foram absolvidos por falta de provas.

Nenhum comentário: