quinta-feira, 21 de julho de 2016

PF prende grupo que preparava ataques terroristas no Brasil


Polícia Federal deflagra Operação Boca Livre, em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

Veja.com

Há um mês, VEJA revelou a existência de um relatório de inteligência do serviço secreto brasileiro que indicava a existência de células do Estado Islâmico no Brasil. Um dos alvos prioritários no monitoramento de terroristas no Brasil era um militante do Estado Islâmico que se identifica nas redes de propaganda do grupo como Ismail Abdul Jabbar Al-Brazili, “O Brasileiro”. Nesta quinta-feira, faltando 15 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Hashtag, que prendeu um grupo de dez brasileiros – um menor de idade incluído – que planejava um atentado durante as competições.

Para a Justiça, há indícios de que o grupo é uma célula do Estado Islâmico no país. Foram expedidos 12 mandados de prisão temporária por 30 dias podendo ser prorrogados por mais 30. “Eles passaram de simples comentários sobre o Estado Islâmico para atos preparatórios [de terrorismo]”, disse o ministro da Justiça Alexandre de Moraes. As autoridades identificaram que o grupo fez uma espécie de “batismo”, de “juramento” ao Estado Islâmico.

A Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal monitorou mensagens trocadas pelos brasileiros em redes sociais, especialmente via Telegram e Whatsapp, e detectou que havia o risco real de se repetir no Rio atos extremistas como o que vitimou 50 pessoas na boate Pulse, em Orlando, há pouco mais de um mês. As ordens eram para adquirir armamento e iniciar ou ampliar treinamento em artes marciais. Um dos investigados entrou em contato com um site de armas clandestinas no Paraguai, solicitando a compra de um fuzil AK-47.

Nas conversas monitoradas com autorização judicial, os suspeitos também discutiam táticas de guerrilha e propagavam intolerância racial, de gênero e religiosa. Foram interceptadas mensagens de comemoração pelas execuções feitas pelo grupo extremista e pelos recentes massacres em Orlando e em Nice.

Foram realizadas buscas e apreensões no Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma ONG com atuação na área humanitária também é investigada.

O recrutamento do grupo preso nesta quinta-feira foi feito via internet, prática habitual do Estado Islâmico. VEJA revelou em junho a existência de um relatório reservado em que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estipulava em 4, numa escala de 1 a 5, o nível de ameaça terrorista ao Brasil durante os Jogos Olímpicos do Rio.

Nenhum comentário: