Sexta-feira Negra
Somos um país e povo realmente interessantes e por muitas vezes conseguirmos relaxar o que já está ou é relaxado.
Refiro-me a expressão em voga nestes dias, a black friday que poderia ser dita como sexta de descontos, sexta-feira barata ou coisas assim, mas não, é dada preferência a black friday, que até mesmo o dicionário do computador teima em lhes dar mais importância, trocando suas letras iniciais para maiúsculas.
A expressão foi cunhada para identificar o dia em que empresas americanas dão reais e efetivos descontos nas mercadorias, incentivando as compras e marcando o início das compras de natal, o que ocorre na quarta sexta-feira de novembro.
Nós, como sempre, tristemente e por puro modismo copiamos mais esta dos norte-americanos, porém, relaxamos aquilo que lá dá certo, é sério e realmente favorece ao comprador, pois no Brasil, como pode ser visto em centenas de sítios da Internet, muitas são as dicas para evitar que se caia nas armadilhas calcadas nesta idéia.
Digo isto, pois alguns comerciantes mal-intencionados elevam os preços dias antes e depois vêm com essa de “black friday” ou “off”, que são chamados de “descontos maquiados”.
Muitas empresas gigantes no comércio brasileiros, em 2012 foram notificadas pelo Procon por esta maquiagem e gerando, inclusive, a criação da expressão black fraude.
Infelizmente nem nisto, coisa banal, somos sérios, obrigando a empresa “Reclame Aqui” a lançar ferramentas de monitoramento e denúncias destes comerciantes inescrupulosos, tanto que o Opinion Box atesta que 42% dos entrevistados desconfiam destes mecanismos e não se valem dele para comprar.
Outros portais como Zoom, Buscapé e Busca Descontos também têm mecanismos de defesa do consumidor e que lhe possibilite descobrir realmente se os descontos não estão maquiados.
Eis um fato real que demonstra a seriedade do comerciante que quer realmente favorecer seu cliente: Uma caçapavense passava uma temporada de estudos em Harvard e por diversas vezes via e tencionava comprar uma blusa exposta na loja.
Depois de namorar esta compra por uma semana decidiu pela aquisição no valor, exemplificando, de US 100,00. Após três dias passou novamente na loja e viu a mesma blusa, com outra cor, que na oportunidade era também US 100,00, em oferta por US 45,00.
Não se intimidou, entrou na loja e fez esta reclamação, e o comerciante (que é sério) simplesmente afirmou: A senhora tem razão, foi até o caixa pegou US 55,00 e lhe entregou se desculpando pela ocorrência.
Então ... esta é a única expressão que bem identifica a formação, decência e ética de que se dotam os bons comerciantes, enquanto outros ...
(como diz o ditado caipira: “Para quem sabe ler, um pingo e um risco é Zé Francisco).
3 comentários:
Brasa, parabéns.
Nos EUA eles levam a sério as liquidações, mas aqui copiamos os nomes e nunca as qualidades e mais uma vez usamos o jeitinho brasileiro de enganar o consumidor. É triste de constatar como somos manipuláveis por propagandas enganosas.
Doutor Brasilino relaxe, deixe o povo ser feliz......
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