quarta-feira, 6 de abril de 2011

FGV: há um apagão na construção civil

O Globo

O salário baixo e a condição geralmente precária de trabalho estão desestimulando os jovens a procurarem emprego na construção civil. Segundo um estudo divulgado pela Fundação Getulio Vargas, em parceria com a Votorantim Cimentos, a renda média do trabalhador da construção civil foi de R$ 933,24 em 2009 (último dado disponível), 14,7% menos do que a renda dos ocupados de outros setores (R$ 1.094,27).

O economista Marcelo Neri, coordenador da pesquisa, disse que isso desestimula o jovem a procurar emprego nos canteiros de obras, informa matéria de Wagner Gomes.

- Existe um apagão de mão-de-obra na construção civil, mas isso não acontece porque as pessoas não estudaram. Pelo contrário, o jovem estudou mais e não quer se ocupar em atividades braçais e menos qualificadas - disse Neri.

Segundo ele, as empresas terão de melhorar os salários e atrair o trabalhador para os canteiros de obras se quiserem cumprir com os programas governamentais como o "Minha Casa, Minha Vida", obras do PAC, Copa do Mundo, Olimpíadas e a construção de novas casas para suprir o déficit habitacional da classe média.

Nenhum comentário: