quinta-feira, 18 de abril de 2024

Musk telegrafou para Xandão drone que disparou nos EUA



Elon Musk incorporou o método dos aiatolás do Irã. Telegrafou o ataque com 72 horas de antecedência. Esboçou na segunda-feira, em documento entregue ao Supremo Tribunal Federal, o vazamento de decisões sigilosas de Alexandre de Moraes feito nesta quarta-feira por uma comissão do Congresso dos Estados Unidos. Subscrito por advogados da X Brasil, o documento camuflou a investida sob parágrafos bem-comportados.

As ordens do Supremo serão "integralmente cumpridas", anotaram os prepostos de Elon Musk, antes de avisar que o Comitê Jurídico da Câmara dos Estados Unidos havia intimado a matriz da plartaforma a entregar "todas as ordens" recebidas de Xandão "relacionadas à moderação, exclusão, supressão, restrição ou redução da circulação de conteúdo", além do "bloqueio de contas".

Numa vã tentativa de lavar as mãos de Musk, a X Brasil disse no ofício "registrou à autoridade norte-americana que os referidos documentos solicitados são confidenciais e se encontram resguardados por sigilo judicial". Alegou ter solicitado a manutenção da "conficidencialidade". Comprometeu-se a avisar Xandão sobre desdobramentos "relevantes", tudo "em nome da transparência."

Deu-se o previsível. Comandado pelo deputado Jim Jondam, devoto de Donald Trump e admirador de Bolsonaro, o comitê da Câmara norte-americana levou decisões de Moraes à vitrine, apresentado-as como parte de uma "campanha de censura no Brasil." O relatório anota que o Supremo e o TSE ordenaram a exclusão de 150 perfis do X.

Num esforço para misturar Executivo com Judiciário, o trumpismo sustenta a tese de que o "governo brasileiro" tenta forçar a rede de Musk e outras plataformas a censurar mais de 300 contas. Avisado com antecedência, Moraes poderia ter se vacinado contra o ataque terceirizado por Musk a deputados americanos. Abstedo-se de levantar os seus próprios sigilos, o relator-geral assiste à queda do drone inimigo num local onde seu domo de ferro não funciona.

Nenhum comentário: