segunda-feira, 6 de novembro de 2017

PRÍNCIPE HERDEIRO SAUDITA MANDA PRENDER DEZENAS DE GOVERNANTES


O PRÍNCIPE HERDEIRO MOHAMMAD BIN SALMAN COMANDA
COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO COM AMPLOS PODERES.

Onze príncipes, quatro ministros e "dezenas" de antigos governantes foram presos no sábado em resultado do decreto real que estabelece uma comissão anticorrupção chefiada pelo príncipe herdeiro Mohammad Bin Salman, para combater as "almas fracas que colocaram os seus próprios interesses acima do interesse público para, de forma ilícita, acumularem dinheiro".

A comissão, espécie de "força-tarefa" semelhante à Operação Lava Jato, anunciou que vai reabrir o processo das inundações de Jeddah, em 2009, e investigar o dossier relativo ao vírus Corona também conhecido como o vírus da Síndrome Respiratória do Médio Oriente, noticiou a al-Arabiya.

A comissão tem o direito de investigar, prender, proibir viagens, congelar contas, monitorar recursos de pessoas envolvidas em práticas de corrupção.

No mesmo dia, o rei Salman demitiu dois ministros e o comandante das forças navais. O ministro da Guarda Nacional, Mutaib bin Abdullah, favorito do falecido rei Abdullah e favorito ao trono até à ascensão de Mohammad, foi afastado e substituído por Khaled bin Ayyaf. O príncipe Mutaib herdou do pai o controlo da Guarda Nacional, uma força de segurança de elite construída a partir de unidades tribais tradicionais.
O príncipe Mutaib foi o último membro do ramo Abdullah a ocupar uma posição superior na estrutura de poder saudita.

O ministro da Economia e do Planeamento Adel Fakieh foi demitido e substituído pelo seu vice, Mohammed al-Tujawiri. Adel Fakieh foi responsável pela execução de reformas econômicas do Reino desde a sua nomeação, em 2015. Como ministro do Trabalho (2010-2015), Fakieh enfrentou uma oposição feroz dos empresários quando estabeleceu quotas para trabalhadores estrangeiros de forma a impulsionar empregos para sauditas.

As mudanças são vistas como um passo na consolidação do controlo do príncipe herdeiro Mohammad Bin Salman sobre as três instituições de segurança armadas do reino, que há muito eram lideradas por ramos separados da família real saudita.

2 comentários:

AHT disse...

Enquanto na Arábia Saudita o príncipe herdeiro decidiu agir e dar uma freada nos poderosos que bandearam para a corrupção, por acá, em Pindorama...

o Presente assim está encaminhando a Nação para o Futuro:


Pindorama, de gota em gota,
De internacional chacota
à humilhante e definitiva bancarrota,
bastará para a Presidência da República
reprisarmos essa patota:

1. Sarney
2. Collor
3. FHC (2 vezes!)
4. Lula (2 vezes!)
5. Dilma (2 vezes!)
6. Temer

Ah... para completar a destruição de Pindorama:

Vitaliciedade para os atuais ocupantes do Congresso Nacional e dos Superiores Tribunais - e, em caso de morte desses bravos patriotas,
as vagas deverão ser, obrigatoriamente, ocupadas e obedecendo-se a seguinte hierarquia:

1º) Filho(a) ou neto(a) indicado(a) pelos demais membros da família;
2º) Na falta de filhos e netos, pelo cônjuge;
3º) Na falta de familiares, então a vaga poderá ser ocupada pela(o) amante que comprovar ser a mais antiga(o);
4º) Na falta de familiares e amantes, então as indicações para a vaga e a escolha do novo ocupante da vaga será feita pelos demais membros, em plenário e, à cada evento dessa natureza, respeitando-se regras combinadas previamente entre os líderes de facções, digo, bancadas.


E no Congresso, na hora do cafezinho a conversa estava animada, bem doidona...

- É, pois é...
- Pó pô pó?
- Pó pô.
- Falô mano!

AHT disse...

PS: Poderes Executivo e Legislativo, unhas e dedos numa mesma repartição do Balaio Nacional. Na outra repartição desse balaio, anéis com uma balança estampada.

Se não existissem "corruptos" no Executivo e no Legislativo, teríamos a certeza que não existiria um só “corrupto” no Judiciário.

Ora, se votamos, existimos e somos "QSP" no Balaio Nacional, DONDE SE CONCLUI QUE SOMOS UM FELIZ POVO DUAL FLEX: CÚMPLICES "DELES" E VÍTIMAS DE "NÓS MESMOS".