A nova pauta em Caçapava é um Projeto de Lei Complementar que libera atividades de extração de areia e exploração de pedreiras em território caçapavense, atividades estas proibidas na gestão passada dado ao grau de degradação ambiental causado pela atividade de extração de areia.
O projeto foi apresentado pela vereadora Preta da Rádio, conhecida na cidade por ser o dedo de Cesar Nascimento, seu chefe na rádio, enfiado na Câmara.
Cesar Nascimento vem tentando emplacar um amigão areeiro, e não é de hoje, no ramo de pedreiras. Porém e até a Preta da Rádio ser eleita vereadora, o único instrumento que possuía para isso era o microfone de sua rádio, onde ele expõe suas duvidosas convicções, e a população caçapavense, é claro, não da à mínima. Vale lembrar, que apesar dos quase 20 anos de exposição diária na rádio, de exagerada autopromoção, ele vêm sofrendo derrotas humilhantes nas eleições que disputa.
Vale lembrar também, que o areeiro, sempre santificado em seu programa diário na rádio, foi condenado, em primeira instância, a três anos de cadeia e pagamento de multa milionária, por destruição e degradação do meio ambiente. O areeiro foi acusado, segundo o jornal O Vale (Vejam aqui), de destruir uma floresta de preservação permanente no bairro Tataúba, zona rural do município. Lembro mais, esse assunto nunca foi mencionado no programa “jornalístico” da rádio.
Pois bem, meus queridos conterrâneos, não é novidade para ninguém o que vem passando nosso país. Vemos aos “montes”, presidentes, juízes e desembargadores sendo investigados pela PF e acusados de esquemas criminosos de vendas de Medidas Provisórias, sentenças e decisões nos Tribunais de Justiças. Estamos escaldados, e por isso, temos o direito de desconfiar. O Projeto de Lei apresentado pela vereadora é frágil e pode estar carregado de interesses pouco ortodoxos.
Ao prefeito e aos vereadores, que em tese, querem o bem de Caçapava, e para que este projeto tenha um “tico” de seriedade e demonstre boa intenção deixo uma sugestão a ser incluída no Projeto de Lei:
1) Fica proibido receber licença, para extração de areia e exploração de pedreiras, empresas investigadas ou que tenha sido condenada por degradação do meio ambiente.
E para evitar testas de ferro:
2) Apenas empresas com comprovada experiência no ramo e histórico de recuperação do meio ambiente possa ser licenciadas.
Simples assim!
Um comentário:
Sou totalmente contra pedreira e extração de arei do rio paraíba em Caçapava. Se pedreira fosse coisa boa não teria 2 interditada em uma das cidades mais modernas do país, Curitiba.
Postar um comentário