quinta-feira, 30 de julho de 2015

Analistas alertam para risco de fechamento da GM em São José


Portaria da planta industrial da GM na zona leste de São José. Foto: Pedro Ivo Prates
Portaria da planta industrial da GM na zona leste de São José. Foto: Pedro Ivo Prates

Analistas de mercado consideraram a falta de competitividade admitida pela General Motors para o complexo industrial de São José dos Campos como indício de risco para o futuro da fábrica na cidade, que completou 56 anos.

A montadora anunciou anteontem que dobrou de R$ 6,5 bilhões para R$ 13 bilhões o investimento a ser feito no país até 2019, para lançar uma nova família de veículos.

O complexo de São José não receberá nenhuma parcela desse pacote de investimento, segundo executivos da GM. A montadora deve priorizar as unidades de Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP).

Sem novos projetos para a fábrica de São José, que hoje monta os modelos S10 e Trailblazer, especialistas no setor automotivo apontam riscos de a unidade tornar-se obsoleta em tecnologia e competitividade, o que pode significar o fechamento dela a longo prazo.

“É perfeitamente possível dizer, após o anúncio da GM, que a fábrica de São José está em risco”, disse o advogado Luiz Carlos Mello, consultor especializado no setor automotivo e ex-presidente da Ford.

Segundo ele, ao contrário do que se pensa, as montadoras “fecham unidades com a maior facilidade”.

“Se a planta for anti-econômica é muito simples para a montadora fechar a fábrica. Isso acontece com certa fre-quência nos Estados Unidos, por exemplo”, completou.

Nenhum comentário: