domingo, 17 de abril de 2011

O irresponsável Lula pensa só na popularidade

O Globo

Lula vetou alta de juros no fim de seu mandato
Ex-ministro revela que Lula vetou alta de juros no fim de seu mandato

No último mês do seu governo, em dezembro, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a retomada da alta de juros. Pouco antes, o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, apresentou a Lula análises técnicas que revelavam a necessidade de aperto monetário, diante da escalada insistente da inflação e da deterioração das expectativas dos agentes econômicos.

Segundo relato feito por um ministro da gestão anterior ao GLOBO, o ex-presidente foi enfático ao negar essa possibilidade em uma conversa com Meirelles.

O adiamento do aumento da Taxa Selic, na avaliação unânime do mercado, dificultou a tarefa do BC de abrandar a fervura da inflação.

Como mostra reportagem, publicada pelo GLOBO neste domingo, na época, prestes a concluir o segundo mandato, Lula estava com popularidade elevadíssima e sinalizou para interlocutores que não tomaria uma medida impopular como a retomada da alta dos juros, faltando pouco para entregar a faixa presidencial a Dilma Rousseff.

Isso sinalizaria um descompasso com o discurso de que entregava para a sucessora um governo com fundamentos econômicos sólidos.

"Não vai ter aumento dos juros no fim do meu governo. Agora, esse é um problema da Dilma. Fale com ela. Se tiver que subir juros, será no governo dela", teria dito Lula a Meirelles, segundo relato de um ministro.

No dia 8 de dezembro, na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic foi mantida por unanimidade em 10,75% ao ano.

Nenhum comentário: