Os líderes da oposição declararam há pouco que irão apoiar a candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara para o biênio 2011-2012.
O apoio dado a Marco Maia, que venceu a disputa interna no PT, foi feito após um acordo em que será mantida a proporcionalidade na composição da Mesa, na distribuição das comissões temáticas e das relatorias.
O apoio da oposição também vai valer para o rodízio na presidência estabelecido entre PT e PMDB. Por este acordo, o PMDB deverá ocupar a presidência no biênio 2013-2014.
O PT é o partido com a maior bancada da Câmara eleita em outubro, com 88 deputados. A segunda maior bancada é do PMDB com 79, seguido por PSDB com 53 e DEM com 43.
“Manter a proporcionalidade no funcionamento da Casa é fazer com que a instituição siga o que foi ditado pelo eleitor”, disse o líder do DEM, Paulo Bornhausen (SC).
Para o líder do PSDB, João Almeida (BA), o entendimento busca evitar uma interferência do Executivo na eleição do presidente da Câmara. “A ideia é o fortalecimento da Casa e evitar disputas estéreis que só enfraquecem o Legislativo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário