O Inpe inaugurou nesta terça-feira (28), em Cachoeira Paulista, um supercomputador capaz de calcular, em um dia, o mesmo que um PC normal levaria 27 anos. O investimento nessa nova tecnologia foi de R$ 50 milhões. Com ele, os pesquisadores esperam aperfeiçoar a previsão do tempo.
"Nós teremos melhores previsões das chuvas extremas, da posição da agricultura e em geral uma melhoria na previsão do tempo”, explicou o diretor do Inpe, Gilberto Câmara.
O supercomputador é alimentado com dados sobre temperatura, umidade do ar e ventos captadas em estações meteorológicas espalhadas pelo país e produz imagens que serão analisadas pelos meteorologistas.
Essa é uma das máquinas mais rápidas do mundo e poderá fazer até 205 trilhões de cálculos por segundo. Com essa nova ferramenta, a resolução das imagens vai aumentar, o que ajuda a fazer uma previsão mais precisa.
De acordo com o pesquisador Marcelo Seluchi a resolução vai dobrar, ou seja, vai passar de 20 quilômetros para 10 quilômetros, o que acarreta grandes vantagens para a previsão do tempo.
A capacidade do equipamento também será usada para prever mudanças climáticas que podem ocorrer no Brasil nos próximos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário