sábado, 2 de outubro de 2010

Há 50 anos, São Paulo inaugurava estádio do Morumbi


Obras do estádio do Morumbi; clique na imagem para ampliá-la

O São Paulo disputa uma posição na intermediária no campeonato e vê o seu estádio como o principal centro das atenções.

O primeiro parágrafo bem que parece a situação atual do time paulista, que atualmente ocupa apenas a 10ª colocação no Brasileiro e vê o seu estádio ainda sob grande risco de ficar fora do segundo Mundial que será disputado no Brasil, em 2014.

Mas o resumo acima era justamente o São Paulo de 2 de outubro de 1960. Na ocasião, o time tentava sair da zona intermediária do Campeonato Paulista e tinha o seu estádio como a grande notícia da cidade.

Equipe do São Paulo perfilada antes do jogo de estreia; anel superior ainda estava incompleto. Clique na imagem para ver mais

Na tarde daquele domingo, o clube inaugurava o maior estádio particular do mundo. Incompleto, porém, e ainda sem mesmo a presença do presidente, Juscelino Kubitschek, que enviou o deputador Cunha Bueno como seu representante. Se não bastasse, houve sérias complicações para chegar até o Morumbi.

O anel superior da arquibancada ainda não era totalmente fechado e segundo reportagem da Folha publicada em 3 de outubro de 1960, 40% do público presente chegaram atrasados justamente por conta do trânsito. O engarrafamento era grande na avenida 9 de Julho como na avenida Rebouças.

Peixinho sobe e marca o primeiro gol do estádio do Morumbi, que foi inaugurado ainda incompleto; clique na imagem para ver ampliada

O jogo de estréia do Morumbi foi entre São Paulo e  Sporting, de Portugal.
 
A partida foi vencida pela equipe brasileira por 1 a 0, com um gol de Peixinho aos 12 minutos do primeiro tempo.

O estádio contou com um público pagante de 56.448 pessoas e deu um lugar de quase 8 milhões de cruzeiros.

O clube, porém, deixou de arrecadar mais justamente por conta da dificuldade para se chegar ao bairro. Quem chegou no final do primeiro tempo entrou sem pagar. O estádio tinha capacidade para 120 mil pessoas.

O São Paulo jogou na ocasião com: Poy, Ademar, Gildesio e Riberto; Fernando Satiro e Vitor; Peixinho, Jonas (Paulo e depois Claudio), Gino, Gonçalo e Canhoteiro (Roberto).

Um comentário:

São Paulino disse...

Hoje como o maior e mais bem sucedido clube do Brasil, o Sâo Paulo Futebol Clube, tem um estádio que faz cinquenta anos. O morumbi ja foi o maior estádio particular do mundo... Com cinquenta anos continua sendo em São Paulo sendo o que tem de melhor....