sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cineasta que dirige filme sobre polvo Paul diz que ele morreu durante a Copa de 2010


A vida do polvo Paul ganha contornos de mistério depois da morte dele. A cineasta chinesa Jiang Xiao, que dirige um filme que será lançado sobre o ilustre cefalópode, revelou ao jornal inglês "The Guardian" nesta quinta-feira que o bicho, famoso por prever os vencedores de oito partidas da Copa do Mundo da África do Sul, inclusive a final, morreu na verdade bem antes do que o oceanário Sea Life, onde ele vivia, na Alemanha, informou. Segundo ela, Paul partiu desta para uma melhor em 9 de julho, dois dias antes da decisão do Mundial de 2010, e não na terça-feira passada, como foi anunciado.

É polêmica na certa. Jian Xiao conta que investigou muito para fazer o filme e sabe do que está falando. Ela garante que no lugar de Paul, na reta final da Copa da África do Sul, foi colocado um dublê.

- Para o filme, fizemos uma investigação e eu estou 60% a 70% convicta de que Paul morreu em 9 de julho e os alemães estão encobrindo isso desde então - disse Xiao, soltando a bomba, para em seguida completar que percebeu "certo nervosismo" nos responsáveis pelo aquário em Oberhausen.

Com tanta polêmica que promete o filme, o nome só poderia ser mesmo o que foi escolhido pelos produtores: "Quem matou o Paul?". O animal tinha dois anos e meio, idade média em que os polvos costumam mesmo morrer.

Os responsáveis pelo aquário de Oberhausen, claro, negaram a versão da cineasta chinesa. "Podemos assegurar que ele morreu na última terça-feira , com uma morte simples e tranquila", informou a porta-voz do oceanário.

Nenhum comentário: