sábado, 30 de outubro de 2010

Remédios de marca x genéricos

O Globo

A proximidade da chegada de novos genéricos no mercado, com fim de patentes de remédios de marca, está levando a indústria a antecipar descontos. Os exemplos mais recentes são o Viagra e o Lípitor, ambos da Pfizer.

Em junho, antes de o genérico entrar no mercado, o preço do Viagra de 50 miligramas, na embalagem com quatro comprimidos, era de R$ 135,33. Hoje ele custa R$ 67,67. Um desconto direto da fábrica de 50%.

Já o Lípitor, usado no combate ao colesterol elevado, ficou 30% mais barato: de R$ 221,45 até setembro para R$ 155,02.

- Normalmente, os remédios de marca costumam ficar mais baratos quando o genérico entra no mercado. Mas, nesses casos, a indústria se antecipou e baixou os preços antes - afirmou Ricardo Scaroni, diretor de Negociação da Drogasmil, rede com 90 lojas entre Rio e São Paulo.

A concorrência com os genéricos é forte. Por lei, para entrar no mercado, o laboratório que lança o genérico precisa ter um preço, no mínimo, 35% inferior ao remédio de marca.

- Mas há vários laboratórios de genéricos. E alguns esperam para saber o preço e lançar o mesmo produto mais barato ainda - diz Scaroni.

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