Ele ordenou a expropriação da Owens Illinois.
Segundo Chávez, empresa explorava trabalhadores.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou nesta segunda-feira (25) a expropriação da filial da empresa americana Owens Illinois, líder mundial na fabricação de vasilhas de vidro para bebidas, alimentos, remédios e cosméticos.
A ordem foi decretada por Chávez durante uma transmissão em cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão destinada, em princípio, a explicar sua recente viagem por sete países da Europa e da Ásia, mas que acabou sendo uma apologia de seu governo.
"Owens Illinois, seja expropriada", exclamou Chávez, dirigindo-se ao vice-presidente do governo, Elías Jaua, presente na transmissão junto à maior parte dos ministros governistas.
Segundo Chávez, a empresa americana está sendo nacionalizada porque "há anos explora os trabalhadores, destruindo o meio ambiente e levando o dinheiro dos venezuelanos".
O governante afirmou que há uma "lista" de companhias a ser desapropriadas, mas assinalou que hoje não anunciaria novas nacionalizações. Ele pediu a integrantes de seu governo que façam um estudo ambiental dos danos causados pela Owens Illinois nas fontes de sua matéria-prima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário