Campo de Libra
A ANP divulgou agora à tarde que o campo de Libra, situado no pré-sal, pode ter reservas de petróleo entre 3,7 a 15 bilhões de barris. Uma estimativa com margem de erro de mais de 300%. De deixar o pior instituto de pesquisa de opinião parecer um instrumento de precisão.
A estimativa foi feita como resultado de uma única perfuração, com penetração em apenas 22 metros na camada do pré-sal. A meta é atingir 6.500 metros em dezembro.
O comportamento da agência reguladora é intempestivo. Ela divulga uma previsão desse tipo a dois dias das eleições e com a bolsa de valores aberta e em pelo processo de compra e venda de ações. O ideal seria fazer mais furos para que se tenha informações mais precisas sobre a capacidade do poço.
O governo tem usado o pré-sal não como uma reserva de matéria-prima, mas como um reservatório sem fim de manipulações eleitorais. A maior parte das informações divulgadas não foram comprovadas, são apenas estimativas iniciais. As que tinham sido anunciadas antes foram reestimadas para baixo.
Em geral, o que as consultorias estimam hoje é metade do que foi inicialmente anunciado. Essas reservas só poderão ser incorporadas ao conceito de reservas provadas daqui a muito tempo, e muitos testes. Essas permanecem inalteradas em cerca de 15 bilhões de barris.
O pior é que a agência reguladora, que deveria ter independência para regular o setor, parece ter definitivamente aderido à máquina de propaganda oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário