domingo, 3 de dezembro de 2023

Maior avião do mundo prepara primeiro voo com lançamento hipersônico e como isso pode mudar tudo


Roc, a maior aeronave do mundo, servirá como plataforma de lançamento para o hipersônico Talon-A (Imagem: Stratolaunch/Reprodução)

A Stratolaunch está quase realizando o primeiro vôo de teste de sua aeronave hipersônica. A empresa californiana persegue esse mesmo objetivo desde que foi fundada em 2011 por Paul Allen, cofundador da Microsoft. Allen nunca viu o avião concluído e a empresa mudou de dono desde sua morte.

A aeronave hipersônica Talon-A completou um teste carregado de combustível no dia 21 de novembro, enquanto a nave-mãe Roc, a maior aeronave do mundo, taxiava na pista do espaçoporto de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos.

Após um teste de implantação de voo bem-sucedido no ano passado, a Stratolaunch esperava lançar a aeronave no primeiro semestre de 2023. Isso não aconteceu, mas agora finalmente vimos progresso. O Roc já está pronto para lançar o Talon-A.

Primeiro lançamento da aeronave hipersônica Talon-A

O Stratolaunch Roc possui uma envergadura de 117 metros que supera pesos pesados ​​da indústria, como o recentemente extinto Antonov An-225 Mriya ou o malsucedido hidroavião Hughes H-4 Hercules. Ele já fez quase uma dezena de voos e este ano bateu o seu recorde de duração: seis horas no ar.

Porém, o Roc não é exatamente um avião de transporte, mas sim um lançador. Seu objetivo é implantar em voo o Talon-A, uma pequena aeronave hipersônica capaz de transportar cargas a velocidades superiores a 6.000 quilômetros por hora, ou seja: Mach 5+.

O objetivo é oferecer a clientes potenciais, como o Pentágono, acesso rotineiro ao “ambiente hipersônico”. Porque sim, além de uma corrida espacial, existe uma corrida hipersônica em que os EUA, a China e suas empresas privadas competem para colocar no céu diferentes conceitos de aeronaves hipersônicas que prometem voar a velocidades entre Mach 5 e Mach 10.



Os hipersônicos serão os herdeiros espirituais do avião mais rápido da história: o X-15 da NASA e da Força Aérea dos Estados Unidos, que com seu motor de foguete conseguiu atingir 6.587 km/h a uma altitude de 30.968 metros. Para contextualizar, o Concorde era uma aeronave supersônica capaz de voar a uma velocidade de Mach 2, o que equivale a cerca de 2.500 km/h.

O Talon-A da Stratolaunch será lançado a uma altitude de 10.000 metros. Com modelos futuros, como o Talon+ e o Space Plane, a Stratolaunch pretende ir mais rápido e mais alto, subindo pela estratosfera e até ultrapassando a fronteira do espaço (que era o plano original de Paul Allen).

Primeiro, é claro, a empresa terá que demonstrar que o Roc e o Talon-A são capazes de completar seu primeiro lançamento hipersônico.

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